Nethis debate regulação internacional de produtos associados às DCNT

Notícia publicada em:

  • 24 de Julho de 2018

A regulação internacional de produtos associados às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) é o tema geral das sessões do 2° semestre de 2018 do IX Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública. Marcada para o dia 30 de agosto, a primeira sessão “Regulação Internacional de Tabaco” ocorrerá às 8h30, no auditório interno da Fiocruz Brasília. O coordenador do Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo do Instituto de Doenças do Tórax, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Alberto José de Araújo, é um dos palestrantes convidados. O assessor da Fiocruz Brasília Agenor Álvares da Silva coordenará a mesa.

Inscreva-se gratuitamente aqui. Os presentes receberão certificado de participação, emitido pela Escola Fiocruz de Governo.

AGENDA – As atividades do IX Ciclo de Debates deste semestre acompanham os temas do Observatório de Regulação Internacional de Fatores de Risco Associados às Doenças Crônicas Não Transmissíveis, projeto desenvolvido pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis), com o objetivo de fortalecer o controle de quatro fatores que estão associados à disseminação de doenças crônicas: o tabaco, o álcool, os agrotóxicos e os alimentos ultraprocessados.

Em 20 de setembro, o tema da sessão será “Regulação Internacional de Alimentos Ultraprocessados”; em 18 de outubro, “Regulação Internacional de Agrotóxicos”; e em 22 de novembro, “Regulação Internacional de Álcool”.

CICLO DE DEBATES – O IX Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública é organizado pelo Nethis/Fiocruz Brasília. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Fiocruz Brasília apoiam a realização das sessões. As sessões são gravadas e disponibilizadas na Videoteca Nethis.