Nethis compartilha disciplina com PUC-PR

O Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília) está com inscrições abertas para a turma da disciplina “Desenvolvimento, Desigualdade e Cooperação Internacional em Saúde” no Programa de Pós-Graduação em Bioética (PPG) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). As inscrições podem ser feitas na secretaria do PPG na Escola de Ciências da Vida (ECV) da Universidade. São dois créditos oferecidos para 30 alunos.

A disciplina propõe uma reflexão, sob a perspectiva da bioética, a respeito da regulação internacional de produtos de uso humano associados ao risco de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como o tabaco, agrotóxico, alimentos ultraprocessados e álcool. Confira a ementa da disciplina.

As atividades didáticas estão organizadas em seis aulas, que ocorrerão no Auditório Madre Léonie – Bloco Verde: uma conferência de abertura, presencial, no dia 13 de agosto, às 19h; quatro sessões do IX Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública, transmitidas on-line nas manhãs de 30 de agosto, 20 de setembro, 18 de outubro e 22 de novembro; e o encerramento, presencial, em 6 de dezembro de 2018. Haverá interação entre alunos e palestrantes nas sessões via internet. Receberão os créditos da disciplina apenas os alunos que estiverem presencialmente em todas as datas e assinarem a lista de presença.

A conferência inaugural será transmitida ao vivo pelo canal do Nethis no Youtube, a partir das 19h. Inscreva-se no canal e ative as notificações.

Acordo de cooperação – a disciplina ministrada pelo Nethis na PUC-PR constitui um dos desdobramentos do acordo de cooperação técnico-científico entre a Fiocruz e a Universidade para o desenvolvimento de programas e projetos de pesquisa e ensino.

Para o coordenador da Pós-Graduação em Bioética da PUC-PR e pesquisador associado ao Nethis/Fiocruz, Thiago da Cunha, a inclusão da disciplina no mestrado da Universidade é uma proposta arrojada, visto que são crescentes os estudos acerca da importância da bioética como instrumento adequado para a análise da diversidade de problemas da saúde no mundo.

“Ofertamos uma disciplina versátil que problematiza importantes questões de saúde em âmbito internacional, ao abordar um temário diferente em cada semestre”, explica o coordenador do Nethis/Fiocruz, José Paranaguá de Santana.

Outras turmas dessa disciplina estão com inscrições abertas na Universidade de São Paulo (USP) e na Escola Fiocruz de Governo (EFG).