Nethis apresenta trabalho sobre seleção bibliográfica da BVS

Notícia publicada em:

  • 17 de Julho de 2013

Metodologia inovadora de triagem do acervo surpreendeu bibliotecários durante XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação

A gestão dos documentos pertinentes ao acervo da Biblioteca Virtual em Saúde de Bioética e Diplomacia em Saúde (BVS Nethis) é realizada por uma Comissão de Seleção Científica. O grupo é composto por pesquisadores e profissionais da informação do Nethis e de instituições parceiras. “É muito importante que os especialistas participem, pois eles identificam com segurança as literaturas de interseção da Bioética, Relações Internacionais e Saúde Pública”, explicou a responsável pela BVS Nethis Neilia Barros.

Barros apresentou o trabalho Biblioteca Virtual de Bioética e Diplomacia em Saúde: critérios e etapas do processo de seleção do acervo bibliográfico no XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, entre 7 e 10 de julho, em Florianópolis, Santa Catarina. A ideia de manter uma comissão para identificar com precisão o acervo da Biblioteca Virtual do Nethis despertou a curiosidade dos bibliotecários. Eles parabenizaram a iniciativa ressaltando que garante a qualidade e o grau de confiabilidade do acervo. “O coordenador do Núcleo, José Paranaguá, implantou a metodologia porque acredita que é a mais adequada se tratando de um campo de conhecimento interdisciplinar”, disse Barros.

Confira aqui a apresentação.


Exposição da BVS no estande do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde (Bireme/Opas). Barros ensinou os detalhes de como procurar bibliografia no site da BVS e sorteou dois pen drives.

O XXV CBBD é promovido desde 1954 pela Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (Febab), em parceria com associações filiadas. O CBBD já passou por mais de 17 cidades. O evento conta com conferências, palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos orais e pôsteres, workshops e eventos simultâneos, representando assim uma oportunidade de reflexão e análise em torno dos avanços científicos e tecnológicos. Confira aqui a programação.

A BVS Nethis foi inaugurada em junho de 2011 e desde dezembro de 2012 faz parte da Rede de Bibliotecas Virtuais da Fiocruz (BVS Fiocruz). A BVS Nethis é mantida e desenvolvida pelo Nethis. O acervo da biblioteca é composto por mais de 272 obras de autoria nacional e internacional, e reúne fontes de informações especializadas sobre a interseção temática de Bioética, Relações Internacionais e Saúde Pública, objeto de estudo do Nethis. O acervo encontra-se em fase de desenvolvimento adotando medidas para ser credenciada junto a Bireme.

Veja também:

Nethis participa de Congresso com trabalho sobre Biblioteca Virtual

Segundo dia do 25º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia teve palestrantes do Canadá e EUA

Abertura do 25º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia reúne 1.500 participantes

Voltado à educação e ao incentivo à leitura, Congresso Brasileiro de Biblioteconomia começa hoje (7) em Florianópolis