Nethis apresenta novo campo de trabalho

Notícia publicada em:

  • 2 de Maio de 2014

conferencia bioetica nos paises de lingua oficial portuguesa

O Programa de Pesquisa e Comunicação – Componente I será apresentado pelo coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis), José Paranaguá de Santana, durante a conferência “Bioética nos Países de Língua Oficial Portuguesa – Justiça e Solidariedade”. O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV), será realizado nos dias 5 e 6 de maio, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, Portugal. O encontro reúne importantes especialistas na área, todos de países de língua portuguesa. Confira os detalhes da programação aqui.

Paranaguá participará do Painel III Questões Éticas Emergentes, no dia 6 de maio, com o tema “Perspectivas bioéticas da regulação de produtos de uso humano no contexto das relações internacionais”, com foco no tema do Componente I do Programa de Pesquisa e Comunicação.

O termo de referência desse projeto foi lançado em dezembro de 2013, fruto da cooperação entre o Nethis, da Fiocruz Brasília, e o Observatório Internacional de Capacidades Humanas, Desenvolvimento e Políticas Públicas (OICH), do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (Nesp) da Universidade de Brasília (UnB).

Um dos objetivos dessa nova área de trabalho do Nethis é contribuir para a regulação estatal da produção industrial em certas áreas responsáveis por produtos que difundem fatores de risco para condições crônicas tais como o diabete, as doenças cardiovasculares, o câncer e demais doenças não transmissíveis. “O enfoque bioético na definição dessas políticas somente adquire maior consistência em perspectiva internacional, já que essas mercadorias são produzidas por grandes indústrias transnacionais, cuja regulação não depende exclusivamente de um país”, ressalta Paranaguá.

Serviço:

Bioética nos Países de Língua Oficial Portuguesa – Justiça e Solidariedade

A entrada é livre, mediante inscrição.
E-mail: seminarionacional@cnecv.pt. Site: www.cnecv.pt