Nethis apoiou a realização dos VIII Encontro Luso-Brasileiro de Bioética e o II Encontro Lusófono de Bioética

Notícia publicada em:

  • 15 de Setembro de 2014

O Nethis apoiou a realização dos VIII Encontro Luso-brasileiro de Bioética e o II Encontro Lusófono de Bioética, que aconteceu entre os dias 11 e 13 de setembro de 2014, na cidade de Curitiba, Paraná. A articulação entre o Núcleo e a Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) contribuiu para fortalecer os temas de saúde global, relações internacionais e direitos humanos no campo da bioética.

Além disso, aproximou pesquisadores dos países de língua portuguesa ao Nethis e seus projetos, como o de educação à distância, criou condições para o intercâmbio entre pesquisadores para desenvolvimento de estudo no campo da saúde, relações internacionais e bioética.

O apoio culminou em esforços conjuntos para a realização do XI Congresso de Bioética, em 2015, em Natal, Rio Grande do Norte.

O Nethis promoveu a participação do embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, com a conferência “A Saúde na agenda diplomática: limites e possibilidades”; Do médico Armando Jorge Lima, consultor e especialista de Medicina Interna na Clínica Sagrada Esperança, em Luanda, Angola, com a conferência “Significados e implicações práticas do progresso científico na área da saúde em Angola”; Da professora Orquidea Massarongo, da Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, Moçambique, com a conferência “Diversas formas de exploração humana”.

O coordenador do Nethis, José Paranaguá de Santana, coordenou a mesa “Diversidade e o universo social”, o presidente do Instituto Nacional de Saúde de Moçambique, João Schwalbach, coordenou a mesa “Diversidade e as Novas Fronteiras da Bioética”.

[:]