Livro sobre mobilidade humana internacional é lançado na Fiocruz Brasília

A Fiocruz Brasília recebe o lançamento do livro Saúde de Migrantes e Refugiados. A obra é mais um título da coleção Fazer Saúde da Editora Fiocruz. O lançamento ocorrerá no X Ciclo de Debates: Saúde e Globalização, que acontece na quinta-feira, 21 de novembro, a partir das 14h, no auditório interno da Fiocruz Brasília.

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Global e Sustentabilidade da Universidade de São Paulo (USP) e presidente da Associação Brasileira de Relações Internacionais (Abri) Deisy Ventura, uma das autoras do livro, participará do debate em que será lançado o título. A saúde em regiões de fronteiras e a atual situação da mobilidade humana internacional são alguns dos temas que serão abordados no evento, que também conta com a participação do coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fiocruz, Rivaldo Venâncio.

Saúde de Migrantes e Refugiados – “fruto da produção híbrida de uma migrante boliviana e trabalhadora do Sistema Único de Saúde e de uma pesquisadora de alto nível no fascinante campo da saúde global”, ressalta Paulo Buss, ex-presidente da Fiocruz e atual coordenador da Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fundação, o livro aborda, entre outros assuntos, o cenário da mobilidade humana no mundo e da imigração no Brasil, além da saúde como um direito humano para as comunidades de migrantes e refugiados.