IPEA participará do II Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública promovido pelo NETHIS

Notícia publicada em:

  • 13 de Março de 2012

A cooperação internacional é um tema relevante no debate sobre as relações internacionais, em especial a análise das ações governamentais e sua efetividade para o desenvolvimento dos países.

Tendo em vista o fortalecimento da agenda de discussões do NETHIS nesse campo, realizou-se na tarde do dia 12 de março uma visita à Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Dinte) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Além de apresentar o plano de trabalho do Núcleo de Estudos, o objetivo do encontro foi convidar o Dinte/Ipea para participar da programação do II Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública com o tema “A Cooperação internacional para o desenvolvimento: situação atual e perspectivas da contribuição brasileira”.

O encontro ensejou a troca de informações e o interesse no desenvolvimento de uma agenda de trabalho a ser compartilhada no intercâmbio, produção e difusão de conhecimento sobre a cooperação para o desenvolvimento internacional. Na oportunidade, a equipe do Nethis recebeu a doação de um conjunto de publicações do Ipea, demonstrando o esforço que o Instituto vem desenvolvendo nessa área como subsídio para as decisões governamentais, que constitui referência para estudiosos e interessados nesse temário.

Participaram da reunião, José Paranaguá de Santana, consultor da OPAS/OMS no Brasil e gerente do TC 41, que coordena o Projeto NETHIS, e as pesquisadoras bolsistas  Alejandra Carrillo e Susana Damasceno. Representando o Ipea, participaram o diretor do Dinte, Marcos Antonio Macedo Cintra e os pesquisadores João Brígido Bezerra Lima, Guilherme de Oliveira Schmitz e Manoel Forero.