Inscrições abertas para Seminário “O Mal-Estar na Cooperação Internacional”

Acontece em 20 de maio, a partir das 9h30, na sala 12 do CEAP – prédio da biblioteca – 2º andar, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), o seminário “O Mal-Estar na Cooperação Internacional”. O evento discutirá a fragilidade da cooperação internacional frente às desigualdades entre as nações separadas por riqueza e pobreza. O palestrante é o coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília), José Paranaguá de Santana.

Inscreva-se aqui. As inscrições são gratuitas e os presentes receberão certificado de participação emitido pela Escola Fiocruz de Governo (EFG) da Fiocruz Brasília.

De acordo com Paranaguá, há um “círculo vicioso” entre o desenvolvimento econômico, as desigualdades entre as nações e a cooperação internacional. Ele explica que, com o desenvolvimento advindo do avanço da ciência e da tecnologia, existem as nações beneficiárias desse processo e aquelas que ficam apenas com o seu ônus. Nesse contexto, a cooperação internacional acaba servindo mais como um instrumento para os interesses dos países mais poderosos do que para a redução das desigualdades e injustiças no mundo.

FIOCRUZ E USP – O seminário é promovido pelo Nethis/Fiocruz Brasília e pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Global e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). A atividade integra a disciplina Saúde Internacional e Direitos Humanos, oferecida em conjunto no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Saúde da Escola Fiocruz de Governo (EFG/Fiocruz Brasília).

BVS BIOÉTICA E DIPLOMACIA EM SAÚDE – Durante o evento, será lançado o novo site da BVS Bioética e Diplomacia em Saúde. Com layout moderno, a biblioteca virtual, mantida pelo Nethis, disponibiliza os conteúdos de maneira a facilitar a navegação do usuário. O ambiente dissemina informação confiável e de qualidade acerca dos campos científicos da bioética, da diplomacia e da saúde pública.

 


Seminário: O Mal-Estar na Cooperação Internacional
Inscrições gratuitas aqui.
Palestrante: José Paranaguá Santana, coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília).
Nova data: 20 de maio
Hora: 9h30.
Local: Faculdade de Saúde Pública (FSP), Universidade de São Paulo (USP).
São Paulo – SP