Inscrições abertas para o XI Seminário Internacional de Direito Sanitário

Notícia publicada em:

  • 22 de Agosto de 2014

O tema desta edição é “Regulação de Medicamentos no Mundo Globalizado”

O Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário (Cepedisa) e o Núcleo de Pesquisa em Direito Sanitário da USP (NAP-DISA/USP) promovem o XI Seminário Internacional de Direito Sanitário, com o tema “Regulação de Medicamentos no Mundo Globalizado”.

Evento tradicional no campo do direito sanitário no Brasil, esta 11ª edição do seminário vai apresentar os dados da pesquisa “Regulação de medicamentos no mundo globalizado”, realizada pelo Cepedisa, em parceria com o NAP-DISA/USP. A pesquisa reuniu investigadores de instituições do Brasil, Índia, Estados Unidos, França e União Europeia.

O seminário também vai discutir o desenvolvimento de uma política regulatória no Brasil, a visão da indústria sobre regulação e o papel da Organização Mundial da Saúde na regulação global de medicamentos.

Ao final do evento haverá o lançamento do livro “Regulação de medicamentos no mundo globalizado” que apresenta os resultados da pesquisa global.

Leia aqui, em primeira mão, o início da apresentação do livro, organizado pelos professores Fernando Aith (Faculdade de Medicina/USP) e Sueli Dallari (Faculdade de Saúde Pública/USP), que mostra a importância do tema nos dias atuais.

“A regulação de medicamentos no mundo atual, caracterizado por uma grande permeabilidade das fronteiras nacionais, seja em relação ao conhecimento, seja quando se considera o comércio formal e informal, traz novos e graves desafios que se somam àqueles tradicionalmente enfrentados no âmbito dos Estados. Com efeito, agora já não basta assegurar o respeito às normas éticas que vigoram em uma comunidade, é preciso também compatibilizar os ensaios clínicos com os diversos padrões de comportamento exigidos pelas sociedades dos diferentes países onde se realizam tais ensaios, por exemplo. Por outro lado, a real possibilidade de vender seu medicamento para todo o mundo faz com que os laboratórios farmacêuticos busquem influenciar os sistemas regulatórios no sentido da perfeita uniformidade das regras. Além disso, a evolução biomédica e farmacológica caminha para a chamada customização dos medicamentos, tornando ainda mais variadas e particulares as drogas a serem reguladas.”

As inscrições para o seminário estão abertas e são limitadas. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail: cepedisa@usp.br.

Mais informações no site do NAP-DISA/USP em: http://www.napdisa.prp.usp.br/index.php/pt_br/noticias-pt

Clique aqui para ver o Programa