Inscrições abertas para o seminário Saúde Global: a dimensão socioambiental

No dia 1º de abril, a pesquisadora Helena Ribeiro, professora titular da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), ministrará o seminário Saúde Global: a dimensão socioambiental, que acontecerá no auditório interno da Fiocruz Brasília, a partir das 10h.

As inscrições são gratuitas. Inscreva-se aqui.

Coordenadora do Doutorado em Saúde Global e Sustentabilidade da FSP/USP, a professora abordará a relação entre possíveis desequilíbrios ambientais e os potenciais riscos à saúde global. De acordo com ela, as mudanças sofridas pelos ecossistemas podem alterar o modo de vida das populações e, por consequência, gerar ou agravar morbidades.

Helena Ribeiro explica que eventos mais intensos de El Niño, por exemplo, são capazes de ocasionar alterações em diferentes ecossistemas como os mangues, o Pantanal e a Floresta Amazônica. Essas condições são associadas ao aumento nos casos de malária em países da América do Sul, constituindo risco expressivo na região da Amazônia, onde as taxas de incidência já são altas.

Desenvolvimento sustentável
Também serão discutidos no seminário os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para motivar os países a implementarem um plano de ação que direcione a humanidade para o desenvolvimento sustentável. Entre os 17 objetivos, destacam-se, nesse contexto, as medidas para combater as mudanças climáticas e as metas para tornar as cidades mais sustentáveis.

O seminário é oferecido pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Saúde Global e Sustentabilidade da FSP/USP. A atividade integra a disciplina Saúde Internacional e Direitos Humanos, oferecida em conjunto no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Saúde (PPGPPS) da Escola Fiocruz de Governo (EFG/Fiocruz Brasília), em abril, e na USP, em maio.

 


Seminário Saúde Global: a dimensão socioambiental
Inscrições gratuitas aqui.
Palestrante: Helena Ribeiro, professora titular da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.
Data: 1º de abril
Hora: 10h.
Local: auditório interno Fiocruz Brasília.
Avenida L3 Norte, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A
Brasília – DF