Saúde Pública e Bioética

nas Relações Internacionais

ENSINO E PESQUISA

Ciclo de Debates do Nethis

Tema do semestre:

Pestes, Desenvolvimento e Desigualdades.

PRÓXIMA SESSÃO:

Desigualdades Sociais e em Saúde

31 de abril, quinta-feira, 14h-17h

Palestrantes:

Carlos Gadelha - coordenador do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz

Tereza Campello - ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Coordenação:

Marco Krieger - vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz

Confira a agenda completa

Sessões anteriores: 

Seja informado das próximas sessões

Observatório de Regulação Internacional de Fatores de Risco Relacionados a Doeças Crônicas Não Transmissíveis

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são a principal causa de morte no mundo e estão associadas ao consumo de tabaco, álcool, alimentos ultraprocessados e agrotóxicos. Além do esforço de melhor informar a sociedade, é necessária a atuação do Estado na regulação desses produtos com o objetivo de proteger a saúde da população.

Videoteca Nethis

A Biblioteca Virtual sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (BVS BDS) é uma instância temática gerenciada pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) da Fundação Oswaldo Cruz em Brasília. Foi inaugurada em 28 de julho de 2011 e integra Rede de Bibliotecas Virtuais da Fiocruz (BVS Fiocruz).

É desenvolvida sob o marco do acesso equitativo e universal à informação como direito humano fundamental, garantido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos - 1948 (UNESCO, 1998), e tem seu acervo voltado para a confluência de três campos científicos e de atuação profissional: a Bioética, a Diplomacia e a Saúde Pública.

Como fonte de informação, a Biblioteca Virtual sobre Bioética e Diplomacia em Saúde tem como objetivo principal disseminar informação de qualidade e confiável, propiciando a discussão e o desenvolvimento de novas pesquisas no contexto nacional e internacional, por meio do acesso livre à informação e da cooperação técnica em informação científica. Por meio da gestão da informação e do conhecimento, os processos de geração, coleta, organização, tratamento e disseminação da informação propiciam a discussão e o desenvolvimento de novas pesquisas.

A BVS BDS propõe uma abordagem inovadora  de não limitar a Bioética apenas a uma análise direta com a Saúde Pública, mas a observância de uma relação triangular das citadas áreas com as Relações Internacionais.

Informe seus dados para receber as próximas edições por e-mail