Menuidioma

Fiocruz inicia atividades do Ciclo de Debates sobre Saúde

  • 28 de Fevereiro de 2011

A evolução do espaço dado à Saúde nas agendas internacionais e o destaque ao setor no cenário mundial nas últimas décadas foram pontos debatidos nesta quinta-feira (24/2) em evento realizado pela Fiocruz Brasília.

O debate foi promovido pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde.

A parceria firmada entre a Universidade de Brasília (UnB) e a Fiocruz reuniu estudantes, profissionais e especialistas da Saúde para refletir, debater sobre o tema e entender como as relações internacionais refletem nos países.

 

O assessor internacional do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (CRIS/Fiocruz), Henri Jouvalo, e o diretor do Instituto de Relações Internacionais da UnB (IREL/UnB), Eiiti Sato, participaram do debate entitulado “Construindo pontes entre Saúde Pública e Relações Internacionais”.

Segundo o consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) e coordenador do Ciclo de Debates, José Paranaguá, é preciso discutir temas importantes que tenham relação com a participação do Brasil na nova conjuntura mundial, nos aspectos da saúde pública, diplomacia e relações internacionais. “Temos que debater o futuro da saúde no contexto internacional. A compreensão desse assunto nos dá maior capacidade para tomar decisões que podem afetar o futuro da humanidade”, disse.

“Os ministérios das Relações Exteriores estão cada vez mais presentes e assumem mais para si o tema da saúde, mas ainda de uma forma de ajuda humanitária. É preciso descobrir como a saúde pode ser um carro que carregue uma série de bens e serviços que vão além desta questão”, explica Jouval.

Serviço

Os encontros do Ciclo de Debates são abertos ao público e realizados mensalmente, sempre na última quinta-feira do mês, na Fiocruz Brasília. Informações e inscrições podem ser feitas no site www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br.

Fonte: Correio Brasiliense, Publicação: 24/02/2011 18:57 Atualização: 25/02/2011 15:46. Disponível em: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/02/24/interna_cidadesdf,239660/fiocruz-inicia-atividades-do-ciclo-de-debates-sobre-saude.shtml. Acesso em: 28/02/2011