Fiocruz é designada Centro Colaborador para Saúde Global e Cooperação Sul-Sul da OMS

Notícia publicada em:

  • 16 de Abril de 2014

O Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) foi nomeado Centro Colaborador para Saúde Global e Cooperação Sul-Sul da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde. Durante os próximos quatro anos, a instância vai conduzir atividades focadas em temáticas como Determinantes Sociais da Saúde, a saúde na Agenda do Desenvolvimento Pós-2015 e saúde global e fortalecimento dos sistemas de saúde.

coop sul sul Entre as responsabilidades do centro está o fortalecimento da capacity building dos estados-membros na vigilância, prevenção e controle de doenças, por meio dos Institutos Nacionais de Saúde, Escolas de Saúde Pública e Escolas de Técnicos de Saúde na América do Sul e em países africanos de língua portuguesa. “Essa designação é um enorme reconhecimento de algo que temos construído há algum tempo e que nos permitirá encontrar pontos de identidade e cooperações mais extensas entre os países do sul”, afirma o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha.

Um dos objetivos do centro é ajudar a materializar as propostas que constam da Declaração Política do Rio sobre os determinantes sociais da saúde, por meio de atividades de pesquisa e desenvolvimento de cooperação técnica e de formação de RH.

A instância também vai prestar apoio ao programa e-português e auxiliar na implantação da Parceria Africana para a Segurança do Paciente (APPS, na sigla em inglês), que visa fortalecer a capacidade institucional de hospitais no aprimoramento das atividades na área. P

or Danielle Monteiro/ Agência Fiocruz de Notícias.