FIOCRUZ Brasília promove Ciclo de Debates sobre Bioética e Diplomacia em Saúde

Notícia publicada em:

  • 5 de Novembro de 2010

O primeiro ciclo de debates do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde, realizado dia 4 de novembro na FIOCRUZ Brasília, promoveu a reflexão por meio da discussão do tema “Diálogo possível entre dois campos de conhecimento e prática”. O evento, aberto ao público, reuniu aproximadamente 70 participantes, entre eles, mestrandos e doutorandos da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisadores da FIOCRUZ Brasília.

O ciclo de debates foi liderado pelo representante da Organização Panamericana de Saúde (OPAS/OMS) e organizador do evento, José Paranaguá, pelo coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (CRIS/Fiocruz), Paulo Buss e pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioética/Cátedra da UNESCO de Bioética da UnB, Volnei Garrafa. Os participantes fizeram exposição de temas como “Bioética da Intervenção: uma proposta para os países periféricos no contexto de poder e injustiça” e “Diplomacia em Saúde: novas perspectivas e estratégias em Saúde Global”.

José Paranaguá falou sobre a importância do ciclo de debates. “Trata-se de uma experiência interessante já que é uma tentativa de aproximar duas áreas importantes da saúde no Brasil. Tenho uma expectativa muito grande em relação à Bioética e Diplomacia em Saúde”, comentou. O coordenador do CRIS/Fiocruz, Paulo Buss, fez uma avaliação do evento. “Esta é uma oportunidade de desafiar a saúde global e um momento valioso que serve para instigar uma série de perguntas e respostas pouco exploradas”, afirmou. O Núcleo prevê, ainda para este ano, a realização de outro debate no mês de dezembro.
O Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde, consórcio firmado entre Fiocruz e a UnB,  conta com o apoio institucional da FIOCRUZ Brasília e tem como objetivo ampliar os espaços para debate sobre temas relacionados à saúde, realizar encontros técnico-científicos, além de apoiar e capacitar pesquisadores.

Fonte: FIOCRUZ Brasília. Disponível em: http://www.fiocruz.br/fiocruzbrasilia/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=576&sid=6. Acesso em: 02/02/2011.