Fiocruz Brasília promove conferências em bioética e direito à saúde

A diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, participou, na manhã desta terça-feira (12/2), da mesa de abertura do Seminário Bioética de Intervenção: uma proposta geopolítica inovadora, na UnB. Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Bioética da UnB, em parceria com a Fiocruz Brasília, o evento se estende até sexta-feira (14/2), e terá, entre um de seus objetivos, a elaboração de um livro reunindo parte da produção do coordenador da Cátedra Unesco de Bioética, Volnei Garrafa, em parceria com alunos e ex-alunos da universidade, que se dedicaram ao tema Bioética de Intervenção ao longo dos últimos 27 anos.

Em sua fala na mesa de abertura, Fabiana ressaltou a parceria antiga entre a Fiocruz e a UnB, intensificada com a instalação da sede da Fiocruz Brasília no campus da universidade há 10 anos. Reconheceu o trabalho de excelência da UnB no campo da pesquisa e do ensino e parabenizou Volnei Garrafa, que, em sua opinião, estimulou a Fiocruz Brasília a ampliar seus debates sobre bioética. Tanto que, segundo a diretora, o Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis), da Fiocruz Brasília, inspirou-se na Cátedra coordenada por Garrafa.

Participaram da mesa de abertura o diretor da Faculdade de Ciências da Saúde, Laudimar de Oliveira; o professor emérito da UnB, José Garrofe Dórea; o professor do Programa de Pós-Graduação em Bioética da Universidade de Brasília, Gabriele Cornelli; o coordenador do Centro de Ciências da Vida, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Saulo Ferreira Feitosa, além de Fabiana Damásio e Volnei Garrafa. A mesa foi coordenada pela professora do Programa de Pós-Graduação em Bioética da Universidade de Brasília, Monique Pyrrho.

Em seguida, houve a conferência de abertura do evento, feita por Volnei Garrafa, sob o tema: “Histórico e panorama da Bioética de Intervenção: dura sem perder a ternura. O princípio da libertação como referência central”. O seminário integra o I Ciclo de Conferências Internacionais UnB-Fiocruz em Bioética e Direito à Saúde, e o XII Ciclo de Conferências Internacionais em Bioética da UnB.

A diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, coordena, na manhã desta quinta-feira (13/2), a mesa Direitos Humanos, Cidadania e Acesso à Saúde, com fala do assessor da Fiocruz Brasília, Swedenberger Barbosa, sobre o tema “A Bioética de Intervenção e a defesa do direito universal à saúde. No dia 14 de fevereiro, pela manhã, o coordenador do Nethis, José Paranaguá de Santana, coordena a mesa O Discurso do Método. Confira a programação do evento.

Confiras as fotos aqui.

Por Ascom Fiocruz Brasília