Fiocruz Brasília discute a presença do Brasil na África

Notícia publicada em:

  • 13 de Outubro de 2015

 email mkt ciclo outubro

Jornalista e pesquisadores discutem a presença do Brasil na África                          

O que o Brasil faz na África? Quais interesses movem a cooperação e os negócios entre esses países? Estas são algumas das questões que serão discutidas pela autora do livro “Moçambique, o Brasil é aqui”, a jornalista da TV Globo Amanda Rossi, o pesquisador da Fiocruz Ceará Carlile Lavor e o diretor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (Irel/UnB), José Flávio Sombra Saraiva, durante o VI Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública. O debate, com o tema “Diferentes visões sobre a presença do Brasil na África”, será realizado no dia 22 de outubro, a partir das 8h30, na Fiocruz Brasília.

Haverá emissão de certificado de participação pela Escola Fiocruz de Governo. Inscrições aqui.

“A grande reportagem feita por Amanda Rossi é brilhante, fruto de intensa pesquisa e investigação. Carlile passou por importantes experiências na África, com a implantação dos agentes comunitários de saúde e com a construção da Política Nacional de Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário. Sombra Saraiva é um renomado pesquisador e difusor da relação Brasil-África”, resume José Paranaguá de Santana, coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília) e coordenador da mesa de debate.

O objetivo do debate é polemizar as tendências recentes da crescente cooperação entre Brasil e África, considerando as dimensões políticas, sociais, econômicas desses processos, especialmente em relação às questões de saúde e ambiente.