Videoteca Nethis: Paulo Buss fala sobre os 40 anos do PABA

Palestra sobre os 40 anos do Plano de Ação de Buenos Aires (PABA), ministrada pelo diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris/Fiocruz), Paulo Buss, está disponível para acesso aqui.

“Nós estamos em um momento de tamanha crise conceitual que buscamos em referências do passado a tentativa de suprir uma falta de ética descabida nas relações internacionais de hoje”, afirmou Buss durante a sessão de 11 de abril do X Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública, promovido pelo Nethis/Fiocruz Brasília.

O PABA é considerado o primeiro esforço coletivo para sistematização da cooperação para o desenvolvimento entre países do Sul global. O documento surgiu da Conferência das Nações Unidas sobre Cooperação Técnica entre Países em Desenvolvimento (CTPD) realizada em Buenos Aires, na Argentina, em 1978. A cooperação técnica para o desenvolvimento é um amplo marco de colaboração entre os países do Sul nos domínios político, social, econômico, cultural, ambiental e técnico.