Trabalho sobre uso da plataforma Dspace será apresentado em Minas Gerais

Notícia publicada em:

  • 2 de Setembro de 2014

banner-pt-brO Dspace é um sistema dinâmico que possibilita a criação de repositórios na web, como banco de imagens, artigos científicos, vídeos e diferentes materiais. Em uma iniciativa inédita para a Rede de Bibliotecas Virtuais em Saúde do Brasil (BVS Brasil), o Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde da Fiocruz (Nethis) adotou o software para armazenar o acervo da Biblioteca Virtual em Saúde Bioética e Diplomacia em Saúde – denominada BVS Nethis.

O trabalho que mostra a experiência com o uso da plataforma Dspace será apresentado no XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU 2014), entre 16 e 21 de novembro, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Sob o título Repositórios Institucionais: caso da BVS Bioética e Diplomacia em Saúde, o estudo aponta os principais aspectos que motivaram a adoção do sistema pela BVS Nethis e os desafios de compatibilizar a comunicação com a base de dados Lilacs – o mais importante e abrangente índice de literatura científica e técnica da América Latina e Caribe.

CENTRO COOPERANTE – Após consolidar a compatibilidade entre o Dspace e a Lilacs, a BVS Nethis recebeu a denominação de centro cooperante da Lilacs. A cooperação permite maior divulgação e alcance do acervo da BVS. Leia mais aqui.

XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU 2014)

16 – 21 de novembro, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Trabalho: Repositórios Institucionais: caso da BVS Bioética e Diplomacia em Saúde

Autores: Neilia Almeida (Nethis/Fiocruz), Juliana Sousa (Bireme) e José Paranaguá de Santana (Nethis/Fiocruz).