Sociedade Brasileira de Bioética apresenta novo website

Notícia publicada em:

  • 27 de Março de 2012

Encontra-se disponível para visitação o novo site da Sociedade Brasileira de Bioética. Este espaço virtual pretende ser fonte de consulta e espaço de interação entre os bioeticistas.

Fundada em 1995, a SBB tem se destacado na difusão da Bioética no Brasil por meio do apoio aos profissionais e instituições em diversas atividades, como na atuação em Comitês de Bioética Hospitalar, Comitês de Ética em Pesquisa, docência e pesquisa.

A publicação da revista Brasileira de Bioética (RBB) e a promoção de Congressos Nacionais, cuja IX edição foi realizada em Setembro de 2011, são produtos e ações importantes da SBB para a consolidação da Bioética no Brasil.

A SBB mantém estreita relação com entidades congêneres internacionais como a SIBI (Sociedad Internacional de Bioética), a Asociación Argentina de Bioética, a International Association of Bioethics e a Redbioetica da UNESCO. No Brasil, a SBB tem Regionais em vários Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Piauí, Pernambuco, Bahia e Santa Catarina.  Outras regionais encontram-se em fase de organização, como em Minas Gerais.

SBB e NETHIS

Desde os seus momentos iniciais, o NETHIS mantém produtiva cooperação técnica com a Sociedade Brasileira de Bioética. Em 2008, ainda em sua fase de estruturação, o Núcleo apoiou o I Encontro Lusófono de Bioética, realizado durante os eventos do VI Encontro Luso-Brasileiro de Bioética, em Salvador, Bahia. O encontro reuniu bioeticistas de países membros dos PALOPs visando o compartilhamento de experiências e o fortalecimento dos laços de cooperação e integração em bioética entre os países falantes de língua portuguesa. Na oportunidade, ficou decidido que o II Encontro Lusófono de Bioética será realizado em Julho de 2012, na cidade de Lisboa, em um evento que contará com o apoio do NETHIS em parceria com a SBB e o Centro de Bioética de Lisboa.

A relação de cooperação entre a SBB e o NETHIS também se fez presente durante o IX Congresso Brasileiro de Bioética, realizado em 2011, na cidade Brasília. No evento, o NETHIS colaborou com a preparação de uma mesa redonda, um stand para apresentação da Biblioteca Virtual sobre Bioética e Diplomacia em Saúde e do portal web, além da apresentação de comunicações orais por parte da equipe de pesquisadores, que promoveram uma discussão interdisciplinar entre os campos da Bioética, da Saúde e das Relações Internacionais.

Os Ciclos de Debates sobre Bioética e Diplomacia em Saúde, promovidos pelo NETHIS, configuram outro espaço importante para o estreitamente de relações entre o Núcleo e a SBB. Na primeira edição anual, realizada em 2011, o Ciclo contou com a colaboração do ex-presidente da Sociedade, Prof. Volnei Garrafa, e do então Presidente, Prof. Paulo Fortes. Já a segunda edição do Ciclo contará com a participação do atual presidente da SBB, Prof. Cláudio Lorenzo, que ministrará a conferência de abertura.