Saúde e Integração Regional na América Latina é tema de Seminário na Semana Universitária

Notícia publicada em:

  • 7 de Outubro de 2011

Durante a Semana Universitária da Universidade de Brasília, a pesquisadora do NETHIS, Alejandra Carrillo Roa, ministrou o seminário “Cooperação Sul-Sul e Diplomacia da Saúde: campo de pesquisa e prática profissional”. A partir da visão da saúde como integração regional, Alejandra propôs que a platéia refletisse “qual a visibilidade da saúde no contexto das relações internacionais?”.

O seminário reuniu graduandos de Gestão da Saúde, Farmácia e Enfermagem no Campus da Ceilândia, durante a manhã do dia 5 de outubro. “O objetivo é propor a que os futuros profissionais da saúde reflitam se a saúde é ou não um novo tema de integração regional?”, explica Priscila Andrade, pesquisadora do NETHIS que organizou a atividade.

A temática das relações internacionais e a ordem global foi introduzida de forma dinâmica, por meio da apresentação do filme “Su Excelencia”, de 1967. Protagonizado pelo comediante mexicano Mário Moreno Cantinflas, que interpreta um embaixador de um pequeno país participante das discussões sobre o futuro do mundo numa conferencia mundial de todas as nações. A palestrante propôs, por meio do filme, uma reflexão sobre as semelhanças que ainda persistem no mundo em termos de iniqüidades entre os países, posições ideológicas, imposição de idéias por meio da força militar e econômica e a falta de ética e moral.

Durante o seminário foi abordada a interface entre a saúde e as relações internacionais nos contextos dos blocos subregionais da América Latina e do Caribe. Com esse fim foi apresentada a evolução histórica das iniciativas de cooperação em saúde dos diferentes blocos de integração regional (CAN, SICA, OTCA, CARICOM, MERCOSUL e UNASUL), identificando as semelhanças e recuperando as particularidades de cada experiência.

Os estudantes ainda tiveram a oportunidade de conhecer o portal Web e a Biblioteca Virtual em Bioética e Diplomacia em Saúde, espaços de comunicação e conhecimento oferecidos pelo NETHIS para toda a comunidade acadêmica interessada na temática.

A Semana Universitária é um evento promovido anualmente pela Universidade de Brasília com o objetivo de integrar a comunidade, alunos, professores e pesquisadores. Com mesas-redondas, palestras, oficinas e atrações artísticas, este ano a Semana Universitária acontece de 1 a 8 de outubro de 2011, no campus da UnB da Asa Norte, de Planaltina, da Ceilândia e do Gama.