Reflexão sobre as transformações no sistema internacional será tema de encontro nacional

Notícia publicada em:

  • 8 de Junho de 2011

Encontro,promovido pela ABRI, acontecerá em julho

Com o objetivo de refletir sobre as mudanças e a redefinição da ordem internacional contemporânea no que se refere à sua governabilidade e ao papel dos atores sociais na construção desta ordem, a Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) promove o seu 3º Encontro Nacional, em São Paulo, de 20 a 22 de julho de 2011.
Governança global é tema essencial dos estudos das relações internacionais. Nos últimos vinte anos, com o fim da bi-polaridade, os arranjos para definir um novo ordenamento variaram, e a atuação de atores não-estatais passou a ser elemento marcante nos debates acerca da ordem internacional, assim como na redefinição do papel dos regimes e organizações multilaterais.

O 3º Encontro Nacional da ABRI pretende refletir sobre as transformações em curso no sistema internacional propondo algumas questões para o debate, como por exemplo: “Como compreender a relação entre ordem internacional e governança global?”, “Quais as características determinantes da governança global?”, “Qual o novo papel dos regimes e organizações internacionais na garantia da ordem no sistema internacional?”, “Qual o papel dos atores sociais na construção da governança global?”.

Para isto, A ABRI oferecerá na programação do seu 3º Encontro Nacional workshops, quinze painéis e sete minicursos para graduandos, estudantes de pós-graduação, docentes e interessados pelo assunto. O prazo para submissão de trabalhos acadêmicos a serem apresentados nos workshops, painéis ou em formatos de pôsteres encerra-se dia 9 de junho.

A Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) é uma associação científica, aberta e plural, que visa o estímulo à produção acadêmico-científica em Relações Internacionais e ao aperfeiçoamento do ensino de graduação e pós-graduação na área. Foi fundada em setembro de 2005 e resulta do esforço de cooperação e do consenso das principais instituições de ensino e pesquisa em Relações Internacionais, representando um marco fundamental na consolidação desta área do conhecimento no Brasil.

Para mais informações, acesse o site oficial do Encontro http://www.abri.org.br/ena2011