Quatro países terão ação conjunta em produtos para a saúde

Notícia publicada em:

  • 22 de Outubro de 2013

Em janeiro de 2014 começa a ser testado um projeto piloto de auditorias para a área de produtos para a saúde de quatro países: Brasil, Estados Unidos, Canadá e Austrália

As agências reguladoras dos quatro países assinaram termos de cooperação e se comprometeram a desenvolver um documento que tenha um eixo comum aos países envolvidos para que os aspectos mais importantes da legislação de todos eles sejam observados nas auditorias.

“Esta iniciativa representa a confiança dos governos dos países envolvidos na seriedade do trabalho realizado por suas agências reguladoras. Além disto, significa uma economia importante de custo financeiro e humano”, disse Barbano.

Os últimos entendimentos entre as partes ocorreu durante viagem de Dirceu Barbano à Washington DC, nos Estados Unidos, em setembro.

O Diretor presidente da Anvisa informou também que está em fase final de redação um documento de coalizão discutido com cerca de 30 agências internacionais de regulação de medicamentos. O documento será apresentado em novembro, na Holanda, durante encontro anual dos líderes de agências de medicamentos.

Outro resultado positivo da missão internacional da Anvisa à Washington DC foi o compromisso assumido pelo Centro de Controle do Tabaco da Food Drogs Agency (FDA) em colaborar com o Grupo de Trabalho criado na Anvisa para analisar os aditivos dos produtos fumígenos.

 Fonte: Imprensa/Anvisa.