Prorrogadas inscrições para disciplina sobre saúde em regiões de fronteira

O novo prazo de inscrição para a disciplina Desenvolvimento, Desigualdades e Cooperação Internacional em Saúde vale apenas para estudantes da Universidade de São Paulo (USP). Os alunos da USP têm até 25 de julho para se inscreverem.

Inscreva-se aqui.

A disciplina é ofertada pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília) no Programa de Pós-Graduação em Saúde Global e Sustentabilidade (PPGSGS) da USP e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas de Saúde da Escola Fiocruz de Governo, em Brasília. Neste semestre, serão discutidos os desafios em saúde nas regiões de fronteira. Veja aqui a ementa da disciplina.

De acordo com a coordenadora de pesquisa do Nethis, professora Roberta de Freitas, a disciplina privilegiará a relevância social da saúde no contexto das relações internacionais. “Vamos discutir, por exemplo, desde os componentes de vigilância e os sistemas locais de saúde, passando pelas perspectivas para a saúde na região da Américas até a confluência da diplomacia com a saúde no contexto da globalização”, explicou.

Não é a primeira vez que o Núcleo de Estudos da Fiocruz Brasília oferece a disciplina na USP. Em 2018, os alunos da Universidade discutiram, sob a perspectiva da bioética, a regulação internacional de produtos de uso humano associados ao risco de doenças crônicas não transmissíveis.

Veja o que a aluna do Programa de Pós-Graduação em Saúde Global e Sustentabilidade da USP Keila Santana fala sobre a disciplina ofertada pelo Nethis.