Participação de bolsista do NETHIS no Congresso da ABRASCO

Notícia publicada em:

  • 18 de Abril de 2011

O bolsista do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (NETHIS), Thiago Cunha, participará com o apoio do NETHIS, do V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, que acontecerá de 17 a 20 de abril, em São Paulo.

Thiago fará uma apresentação dos resultados da sua pesquisa de dissertação de mestrado, intitulada “Pagamento para sujeito de pesquisa em Ciências Sociais e Humanas: Análise interdiscursiva das perspectivas éticas de membros do Sistema CEP/CONEP do Distrito Federal”, também de autoria do Dr. Claudio Lorenzo.

Thiago, biomédico, Mestre e doutorando em Bioética pelo Programa de Pós-Graduação em Bioética (FS/UnB) será um dos participantes do Grupo Temático “Temas Polêmicos e Desafios Éticos: Contribuições Críticas” do V Congresso. Sua apresentação apontará para a necessidade da ampliação de debates, especificação de normas e melhor capacitação de membros do Sistema dos Comitês de Ética em Pesquisa e a Comissão Nacional de ética em Pesquisa para lidarem com as diversas funções do pagamento nas diferentes áreas do conhecimento, de modo a evitar explorações de sujeitos de pesquisas em situação de vulnerabilidade social.

“Minha expectativa é encontrar um espaço privilegiado de aprendizado, troca de conhecimento, e convivência, sobretudo porque o Congresso abordará um campo interdisciplinar entre as ciências sociais, humanas, e saúde, que é muito sensível à bioética. Ao retornar, espero compartilhar a experiência com os colegas do Programa de Pós Graduação de Bioética e do NETHIS”, diz Thiago.

O Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde é uma realização da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO). Essa quinta edição tem como tema central “O lugar das Ciências Sociais e Humanas em Saúde” e tem como objetivo incentivar o debate e a reflexão e o enfretamento dos desafios teóricos e práticos colocados para a área da saúde coletiva no contexto contemporâneo. O Congresso, que acontece no Campus da Cidade Universitária da Universidade de São Paulo (USP), pretende reunir pesquisadores, docentes, estudantes de pós-graduação e graduação nas áreas das ciências humanas e sociais voltadas para a saúde.