Nethis recebe apoio da FAPDF para divulgação da BVS

Notícia publicada em:

  • 18 de Março de 2014

O trabalho “BVS Bioética e Diplomacia em Saúde: uma biblioteca inovadora” está entre os 12 selecionados no 1° edital de 2014 da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). O financiamento de R$ 8.584 é destinado à taxa de inscrição, passagens e diárias para a XI Jornada APDIS – Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde, nos dias 27 e 28 de março, em Lisboa, Portugal.

O Nethis comemora a decisão da FAPDF ao selecionar, por meio de edital público, o trabalho da bibliotecária Neilia Almeida em coautoria com a pesquisadora associada Alejandra Carrillo e com o coordenador do Núcleo, José Paranaguá de Santana.

Os autores ressaltam que o tema da XI Jornada “As Bibliotecas da Saúde: que futuro?” reflete a proposta da BVS Nethis, que desenvolve uma temática inovadora, uma metodologia de seleção bibliográfica inédita e uma iniciativa pioneira no uso da plataforma Dspace no âmbito da rede BVS Brasil.

A BVS Nethis disponibiliza conteúdos referentes à intersecção entre os campos da Bioética, das Relações Internacionais e da Saúde Pública. A escassez de acervo sobre a temática impulsionou a criação dessa Biblioteca em julho de 2011. Em março de 2014 conta com 470 documentos catalogados, além de mais 180 selecionados em processo de inserção na base de dados.

A gestão do acervo é realizada por uma Comissão de Seleção Científica composta por um coordenador, um bibliotecário, pesquisadores e especialistas com notório saber. Os interessados podem acessar documentos em cinco grupos de literatura selecionada: Bioética e Relações Internacionais e Saúde Pública; Bioética e Relações Internacionais; Bioética e Saúde Pública; Saúde Pública e Relações Internacionais; e Referência Complementar.

Leia mais sobre a pesquisa aqui.