NETHIS marca presença no ABRASCÃO 2012

Notícia publicada em:

  • 28 de Novembro de 2012

Apresentação de pôsteres eletrônicos, comunicação oral, mesa-redonda, estande e curso pré-congresso foram as atividades desenvolvidas pela equipe

O Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (NETHIS) participou do 10º Congresso Brasileiro de Saúde Pública – ABRASCÃO 2012 – com diversas atividades. Entre os dias 16 e 18 de novembro, o NETHIS ocupou espaço no estande da Fiocruz e no estande da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), instituições fundadoras do Núcleo. Nos três dias de Congresso, centenas de pessoas conheceram o trabalho desenvolvido pelo NETHIS na sede da Fiocruz em Brasília, receberam brindes e participaram de um mini-curso sobre a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) de Bioética e Diplomacia em Saúde.

 

 

 

                                                                       

A extensa programação do ABRASCÃO contou com a apresentação da equipe do NETHIS ao longo do evento, nas modalidades pôster eletrônico e comunicação oral. Sete trabalhos foram aprovados para o Congresso. A apresentação dos pesquisadores Susana Damasceno e Felipe Baptista foi realizada na tarde do dia 17 de setembro. Sob tema A Relevância do tema Saúde no documento final da Conferência Rio+20, Susana defende que a importância da saúde para o desenvolvimento sustentável recebeu pouca atenção no documento final da Rio+20, intitulado O futuro que queremos, que dedicou oito parágrafos ao tema da saúde.

 

 

 

 

Baptista apresentou dois pôsteres das pesquisas A saúde global é um assunto de interesse entre os graduandos de Relações Internacionais?: A experiência do Americas Model United Nations e A Cooperação Internacional em Saúde do Brasil no contexto da CPLP: Caso Fiocruz. Leia mais aqui.
 

 

 

 

 

OUTRAS ATIVIDADES – Ainda no dia 17, o NETHIS promoveu a mesa-redonda Diplomacia em Saúde na Perspectiva Bioética. O convidado foi o presidente da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioética da Universidade de Brasília (UnB), Cláudio Lorenzo, que apontou os desafios para o Brasil na cooperação internacional em saúde. Leia a matéria completa aqui.

Na fase pré-congresso, realizada no dia 15 de novembro, o NETHIS ministrou o curso integrado sobre Diplomacia em Saúde e Direitos Humanos e Bioética e Diplomacia. Sete especialistas das áreas de bioética, direitos humanos, relações internacionais e saúde pública capacitaram os participantes. O curso foi coordenado pelos pesquisadores do Núcleo Alejandra Roa e Thiago Cunha. Leia mais aqui.