NETHIS lança Biblioteca Virtual em Saúde Bioética e Diplomacia em Saúde

Notícia publicada em:

  • 29 de Julho de 2011

Em solenidade na Fiocruz Brasília, o Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde – NETHIS lançou mais um dos importantes resultados do seu trabalho: a Biblioteca Virtual em Saúde temática em Bioética e Diplomacia em Saúde (BVS).

O evento contou com a participação do gerente do TC 41 – Projeto de Cooperação Internacional em Saúde da Organização Pan – Americana da Saúde (Opas) e coordenador do NETHIS, José Paranaguá, professor do Departamento de Saúde Coletiva e do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília (UnB), Claudio Lorenzo e da vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade Lima.

O lançamento da BVS temática foi prestigiado por vários dirigentes, entre eles, o diretor da Fiocruz Brasília e diretor-executivo da Escola de Governo em Saúde (EGS), Gerson Penna, diretor do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), Pedro Urra, o diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Emir Suaiden, e a coordenadora da Rede de Bibliotecas da Fiocruz, Ilma Noronha. Também prestigiaram o lançamento da BVS temática professores e alunos da Universidade de Brasília e servidores da Fiocruz.

“Vejo esse momento como um momento de conhecimento e muita alegria para a iniciação cientifica, pois essa BVS servirá para alimentar grandes discussões”, disse Nísia Trindade. E Claudio Lorenzo completou: “Vejo essa BVS como um novo meio de encontrar artigos, principalmente artigos que tratam da Bioética, que a meu ver, ainda não é uma disciplina consolidada, e assim ajudará na produção de uma bioética claramente integrada à saúde. Trata-se de uma iniciativa fundamental para o campo”.

A BVS temática em Bioética e Diplomacia em Saúde é um espaço virtual que reúne fontes de informações especializadas sobre a intersecção temática da Bioética, Relações Internacionais e Saúde Pública. Esta biblioteca adota a metodologia BVS desenvolvida pela BIREME, que é um centro especializado da Organização Pan-Americana da Saúde. Segundo a bibliotecária e bolsista do NETHIS responsável pelo projeto da BVS, Tyara Barbosa, “o principal objetivo desta biblioteca é disseminar informação de qualidade e confiável, propiciando a discussão e o desenvolvimento de novas pesquisas a nível nacional e internacional por meio do acesso livre à informação e da cooperação técnica em informação científica”.

Atualmente, a base de dados disponibiliza 235 artigos de periódicos científicos, selecionados e revisados pelos pesquisadores vinculados ao NETHIS. A literatura selecionada está classificada em cinco eixos temáticos, sendo o núcleo central a Bioética, as Relações Internacionais e a Saúde Pública.  Além dos artigos, são indicados 189 sites pertinentes às discussões sobre as três áreas. As fontes de informação estão acessíveis para usuários de diferentes níveis, podendo utilizá-las independentemente de sua localização física ou geográfica, por meio do acesso à página: www.bioeticaediplomacia.bvs.br

A BVS Bioética e Diplomacia em Saúde é coordenada pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (NETHIS) e, paulatinamente outras fontes de informação serão inseridas, como por exemplo documentos das Nações Unidas e o Portal de Teses e Dissertações. Assim espera-se ampliar o debate sobre os temas pertinentes ao objeto de estudo da Bioética e da Diplomacia em Saúde.