Nethis inicia Ciclo de Estudos Mundo em Mutação

Notícia publicada em:

  • 17 de Maio de 2013

Biblioteca Virtual em Saúde sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (BVS/Nethis) dará apoio às reflexões

A equipe do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) iniciou, no dia 29 de abril, o Ciclo de Estudos Mundo em Mutação. A proposta foi retirada da série de cinco livros – Mutações -, organizada pelo jornalista Adauto Novaes. O estudo é divido em três eixos temáticos de discussões: Modernidade e Progresso; Humanismo e Pós-Modernidade; e Técnica e Ética. “Nossa intenção é pensar os temas do Nethis à luz dos assuntos abordados pelos pensadores da coleção e desenvolver trabalhos científicos para publicação”, explica o coordenador do Núcleo, José Paranaguá.

Na etapa do estudo sobre o eixo Modernidade e Progresso, o objetivo é responder a seguinte questão: até onde a modernidade se sustenta na ideia do progresso? A filósofa e pesquisadora do Nethis Samira Santana apresentou o primeiro texto “Os contornos indeterminados do moderno”, escrito pela também filósofa e professora da Escola Normal Superior de Paris Claude Imbert. “É importante notar que o conceito de moderno tem duas conotações principais: momento histórico específico e sentido de inovação em relação ao ‘status atual das coisas’, que ocorre em todos os períodos da história humana. O pós-modernismo vem contrapor ao moderno, em que se acreditava que o homem era um sujeito autônomo que observa e manipula a natureza por meio de decisões estritamente racionais”, resume Santana.

Acesse aqui a íntegra do livro “A experiência do pensamento – Mutações”. 

Na segunda sessão do Ciclo de Estudos, o texto “Rousseau e os devaneios de um caminhante solitário”, do professor do departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP) Franklin Leopoldo e Silva foi apresentado pela pesquisadora associada ao Nethis Roberta Freitas.  

Marcado para 3 de junho, o próximo Ciclo de Estudos abordará a síntese dos dois textos estudados com apoio de documentos científicos disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (BVS/Nethis). “É exatamente neste exercício que será possível dar consistência ao estudo e fazer a ponte entre os textos filosóficos e os temas do Nethis”, esclarece o pesquisador do Nethis e um dos organizadores do Ciclo Felipe Baptista.

O Ciclo de Estudos Mundo em Mutação é realizado todas as manhãs de segunda-feira, às 9 horas.

Eixos temáticos
Modernidade e Progresso
Até onde a modernidade se sustenta na ideia do progresso?
Humanismo e pós-modernidade
Valores humanos pós-modernos? A condição humana num novo mundo.
Técnica e ética
As fronteiras da evolução tecnológica versus desenvolvimento. 

Conheça a série Mutações
Mutações – ensaios sobre as novas configurações do mundo (2008);
A Condição Humana – as aventuras do homem em tempos de mutações (2009);
Mutações – a experiência do pensamento (2010);
Mutações – a invenção das crenças (2011);
Mutações – elogio à preguiça (2012).