MDS planeja Seminário Internacional com apoio do Nethis/Fiocruz

Notícia publicada em:

  • 13 de Fevereiro de 2014

No último dia 30 de janeiro, representantes da Assessoria Internacional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) visitaram a sede da Fiocruz em Brasília para tratar da parceria para a realização da 9ª edição do Seminário Internacional “Políticas Sociais para o Desenvolvimento”, previsto para acontecer entre 31 de março e 4 de abril.

O coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis), José Paranaguá, recebeu os técnicos da Assessoria Internacional do MDS, João Augusto Sigora, Vanidia Kreibich e Marcelo Lucio Fonseca. “A ideia é receber o seminário nas instalações da Fiocruz e para a décima edição formalizar essa importante cooperação entre o MDS e a Fiocruz, por intermédio do Nethis”, disse Paranaguá. Os técnicos apresentaram as atividades de cooperação internacional do Ministério e o coordenador do Núcleo delineou um panorama sobre a atuação do Nethis e seus trabalhos científicos.

A 9ª edição tratará sobre o Programa de Transferência de Renda Condicionada: a experiência do Programa Bolsa Família; o Cadastro Único de Programas Sociais; o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; o Sistema Único de Assistência Social; o Plano Brasil Sem Miséria; e a Avaliação e Gestão da Informação de Programas Sociais.

Seminário Internacional “Políticas Sociais para o Desenvolvimento” surgiu com a necessidade de atender a expressiva demanda de outros países, especialmente do Sul, para conhecer os programas sociais brasileiros. É realizado a cada quatro meses, nas últimas oito edições foram recebidas 50 delegações de 41 países.