Lançamento do livro África parceira do Brasil Atlântico

Notícia publicada em:

  • 22 de Março de 2012

Em comemoração aos 50 anos da Universidade de Brasília (Unb), o Instituto de Relações Internacionais da Universidade (IREL) promoveu  na noite do dia 21 de março o debate e lançamento do livro “África parceira do Brasil Atlântico: relações internacionais do Brasil e da África no início do século XXI”, de autoria do professor, José Flávio Sombra Saraiva.

Na ocasião, a coordenadora de cooperação e parcerias do Banco Mundial, Susana Carrillo, e o professor Eiiti Sato, diretor do IREL/UnB, debateram o livro com o autor, sendo permitida também a intervenção da plateia do auditório da Livraria Cultura no Casa Park. O NETHIS esteve presente no debate e lançamento com seu coordenador, José Paranaguá de Santana e com a pesquisadora bolsista Susana Damasceno.

Em seu livro o autor demonstra que, no início do século XXI, o Brasil global coincide com uma nova África. Assim, a publicação analisa as vias que unem as margens ribeirinhas do Atlântico Sul – do passado da diáspora africana às novas conexões internacionais das diplomacias, empresas, culturas, sociedades e valores.

Saraiva propõe o conceito de atlantismo brasileiro, um modo próprio de construir relações internacionais com os africanos, diferente do que fizeram os colonizadores no passado ou os interesses chineses na África atual. O atlantismo brasileiro, para Sombra Saraiva, é constituído por cooperação, trocas materiais e paz no grande oceano que une o Brasil ao continente africano.

O livro, sem dúvidas, contribuirá para enriquecer o debate sobre o tema da cooperação sul-sul no meio acadêmico