Inauguração do Mestrado em Saúde Global e Diplomacia da Saúde da ENSP/Fiocruz

Notícia publicada em:

  • 20 de Abril de 2012

No dia 11 de abril, a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fiocruz inaugurou o Mestrado Profissional em Saúde Global e Diplomacia da Saúde (MPSG&DS) que é realizado em colaboração com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e várias outras instituições, internas e externas, ligadas à Fiocruz.

O mestrado, coordenado pela pesquisadora Célia Almeida, tem por objetivo capacitar profissionais para analisar e discutir relações entre a dinâmica do sistema mundial e seu impacto sobre a saúde das populações, em nível nacional e internacional, e também atuar nos âmbitos da saúde global e da diplomacia da saúde.  
O MPSG&DS é o primeiro curso da ENSP oferecido simultaneamente para alunos do Rio de Janeiro e de Brasília por meio da tecnologia de videoconferência, que permitirá gravar as aulas e, futuramente, disponibilizá-las em um repositório institucional de acesso aberto.
A sessão inaugural contou com a presença, no Rio de Janeiro, do Presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, o Diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, a Coordenadora do Mestrado e Pesquisadora, Célia Almeida e o cientista político e Professor do Instituto de Economia da UFRJ, José Luis Fiori, quem ministrou a aula sobre “Mudanças e tendências do sistema mundial e a perspectiva brasileira”. Em Brasília, estiveram presentes o Diretor da Fiocruz Brasília, Gerson Penna, o Coordenador do Projeto Nethis e Gerente do TC 41 OPAS-MS, José Paranaguá, a Coordenadora da Escola de Governo em Saúde da Fiocruz, Rose Marie Caetano e o Assessor de Relações Internacionais, Manoel Amorim.
Nas palavras de bem-vinda dadas pelas autoridades, foi destacado o papel da Fiocruz na política externa brasileira e seu alinhamento às iniciativas de Cooperação Sul-Sul. Além disso, foi ressaltado que o novo MPSG&DS será uma colaboração crítica a esse processo de cooperação, ao combinar o aprofundamento acadêmico com a experiência prática das questões sobre a saúde global e suas relações com a política externa brasileira.
O MPSG&DS tem um total de 30 alunos, dos quais 11 recebem aulas no Rio de Janeiro e 19 em Brasília. Estima-se que o curso finalize em abril de 2014.