Fiocruz Brasília debate desenvolvimento e desigualdades

Notícia publicada em:

  • 26 de Agosto de 2013

Ex-diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) Antônio Ivo de Carvalho participa do Ciclo de Debates sobre cenários para a saúde no mundo

Com o enfoque na Bioética, a sessão de agosto do III Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública, que será realizada no dia 29 de agosto, na Fiocruz Brasília, apresentará uma análise crítica sobre a contradição entre o crescimento das desigualdades sociais e a aceleração do desenvolvimento científico-tecnológico.

O ex-diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Antônio Ivo de Carvalho, que esteve à frente da Ensp nos últimos sete anos, é o convidado desta edição, que tem como tema Desenvolvimento e Desigualdades: cenários e perspectivas para a saúde no mundo. Além de Carvalho, o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, também participará do debate.

As inscrições, gratuitas, estão abertas e podem ser feitas aqui. Os participantes receberão certificado.

PERFIL – Antônio Ivo de Carvalho é médico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Saúde Pública pela Ensp/Fiocruz e fez residência em doenças infecciosas e parasitárias na Secretaria do Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ). É Mestre em Ciências pela Ensp/Fiocruz. Foi responsável pela criação do Programa de Educação a Distância da ENSP. A partir de 2001, Antônio Ivo tornou-se vice-diretor da ENSP, assumindo, no mesmo ano, a Coordenação da Escola de Governo em Saúde.

É Tecnologista Sênior da ENSP. Em maio de 2005, Antônio Ivo foi eleito diretor da ENSP, e em 2009, reeleito. Foi chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e, em 1988, assumiu a Subsecretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro na gestão Sérgio Arouca. Antônio Ivo foi vice-presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e atualmente é membro do Conselho Consultivo da entidade.
Serviço:

III Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública
Tema:
Desenvolvimento e Desigualdades: cenários e perspectivas para a saúde no mundo
Data: 29 de agosto de 2013
Horário: 8h30 às 12h
Local: Fiocruz Brasília – Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, SC 4  – Bloco Educacional, Auditório Interno, 1º andar.

Fonte: site Ensp/Fiocruz.