Dissertação sobre área temática da BVS é selecionada para apresentação no 9º CRICS

Notícia publicada em:

  • 14 de Setembro de 2012

Pesquisadora apresentará estudo sobre a área temática de Bioética e Diplomacia em Saúde da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), gerenciada pelo Nethis, em Congresso nos Estados Unidos, realizado entre 22 e 24 de outubro

Dissertação de mestrado que analisa a área temática de Bioética e Diplomacia em Saúde da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), gerenciada pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis), é um dos trabalhos selecionados para apresentação no 9º Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS9), que será realizado entre os dias 22 a 24 de outubro, na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), em Washington, nos Estados Unidos.

O trabalho Oferta e Demanda de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde: BVS Bioética e Diplomacia em Saúde é de autoria da pesquisadora e analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental do Distrito Federal, Tyara Kropf. A pesquisa tem como objetivo descrever a oferta de informação da BVS Bioética e Diplomacia em Saúde em relação à demanda por informação pela comunidade de pesquisadores do Nethis. O trabalho identificou alguns aspectos que necessitam ser aprimorados – como a organização da distribuição da informação do web site, por exemplo – e considerou inovadora a inciativa do Núcleo em criar e gerenciar uma Biblioteca Virtual temática. A pesquisa destacou ainda o papel da BVS Bioética e Diplomacia em Saúde como espaço de integração entre atores sociais de diversas áreas, que organiza e disponibiliza informação gerada pelas pesquisas científicas que relacionam bioética, relações internacionais e saúde pública.

Segundo a pesquisadora, a escolha do tema foi baseada na relevância da literatura especializada em Bioética e Diplomacia em Saúde. Para Kropf, é muito importante o desenvolvimento desta área, e a BVS é a maior disseminadora deste crescimento. O conteúdo disponível na internet é gratuito e aberto a qualquer tipo de público. A biblioteca também disponibiliza um catálogo de sites específicos da área.
O estudo aponta que os pesquisadores utilizam basicamente a bases de dados, ou seja, a literatura selecionada sobre o tema de Bioética, Saúde Pública e Relações Internacionais. Segundo a pesquisa, o objetivo geral dos acessos é subsidiar o desenvolvimento de pesquisas científicas e se manter informado sobre novos documentos na área.

A área temática Bioética e Diplomacia em Saúde da BVS foi criada em julho de 2011. A pesquisadora participou da fase de concepção, planejamento e implantação da biblioteca, que tem por objetivo disponibilizar informações que atendam aos requisitos de qualidade e confiabilidade, melhorar a disponibilidade de informação, compartilhar conhecimento científico e ampliar os debates sobre o tema da bioética. No entanto, a pesquisa identificou que é necessário aprimorar a ferramenta em alguns aspectos, como a forma de divulgação de novos documentos inseridos no acervo. As alternativas propostas contemplam desde a criação do serviço de disseminação seletiva por e-mails, utilizado como instrumento de difusão da informação, à inserção de notícia destaque na página principal do site da BVS temática e à divulgação no site do Nethis. A dissertação foi defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação em julho de 2012.

Tyara afirma que a expectativa é que o aprimoramento da ferramenta seja feito em parceria com o Nethis. “A plataforma tem pouco mais de um ano, ainda é muito nova, por isso algumas produtos precisam ser melhoradas para uma qualidade ainda maior”. O coordenador do Nethis, José Paranaguá, diz que todas as recomendações feitas pela autora serão aproveitadas. “Vamos incentivar a publicação de estudos e análises que ela fará a partir de sua dissertação do mestrado”, acrescenta. Para ele, a BVS temática do Núcleo de Estudos só tem a ganhar com o trabalho efetuado.

9º CRICS
O 9º Congresso Regional de Informações em Ciências da Saúde (CRICS9) é um fórum aberto para discussão de assuntos relevantes para a Saúde Pública nas Américas, organizado em cinco temáticas: informação para a decisão em saúde; estratégias e políticas públicas; tecnologias de informação e comunicação; telessaúde; e desenvolvimento de capacidades.

O CRICS9 implica em três dias de atividades compostas por palestras, mesas redondas, painéis e workshops. É realizado logo após a 6ª Reunião de Coordenação Regional da Biblioteca Virtual em Saúde – BVS, pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), por meio do Centro Especializado, BIREME, que também coordena o Comitê Científico do evento.

A série CRICS começou em 1992, aproveitando a reunião de representantes dos 37 países que integravam o Sistema Latino-Americano de Informação em Saúde, atualmente, a Rede Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Nasceu como um congresso inovador nos campos de informação e comunicação científica, gestão do conhecimento, metodologias e tecnologias de informação e suas aplicações para o desenvolvimento de sistemas de pesquisa, educação e atenção à saúde.

Fonte: http://www.crics9.org/pt/.

PERFIL –
Tyara Kropf é mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Possui especialização em Gestão de Negócios (Uneb) e bacharel em Biblioteconomia (UnB). É pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis). Atualmente, é servidora pública efetiva da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Distrito Federal, lotada no Gabinete da Subsecretaria de Modernização de Atendimento Imediato ao Cidadão – Na Hora. Desenvolve atividades de consultoria na área de Gestão da Informação, Planejamento Estratégico e Sistemas de Informação.