Diretora da OPAS está no Brasil

Notícia publicada em:

  • 26 de Fevereiro de 2013

Carissa Etienne participa em Brasília da Conferência “Salud en todas las políticas” e apresenta alguma das prioridades da agenda da OPAS para os próximos anos

No último 25 de fevereiro, Carissa Etienne inicia no Brasil a sua primeira visita oficial como Diretora da OPAS. A agenda da visita ao país inclui dois dias de trabalho em Brasília e dois dias na cidade do Rio de Janeiro. Nesse primeiro dia, na capital do país, a Diretora da OPAS, junto com o Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério de Saúde, participaram da mesa de abertura da Reunião Regional “Salud en todas las politicas”, preparatória para da 8ª Conferência Global de Promoção da Saúde.

Em sua apresentação Carissa Etienne enfatizou a necessidade de aumentar a parceria do setor saúde com outros setores para que, juntos, possam apoiar ações que permitam a melhoria do nível de saúde da população do continente. Mais tarde na Representação da OPAS/OMS no Brasil, a Diretora participou de reunião com os funcionários das áreas técnicas e administrativas da Organização.

Joaquin Molina, Representante da OPAS/OMS no Brasil, contextualizou a saúde do país, a situação atual da cooperação técnica, as fontes de financiamento, a estrutura organizacional e as perspectivas da cooperação para o Biênio 2013-2014.

A Representação da OPAS/OMS no Brasil se destaca das demais Representações regionais pela quantidade e qualidade de projetos de cooperação técnica que executa e a forte parceria com o Ministério da Saúde, o que evidencia a confiança do Governo brasileiro com esta Organização.

Carissa Etienne fez referência sobre a importância do Brasil no contexto da implementação das prioridades das politicas de saúde propugnadas pela OMS e de seu papel na disseminação dessas politicas apoiadas pela OPAS, para os demais países da Região. Destacou ainda que a Região possui excelência na elaboração de material técnico no campo da promoção da saúde, com potencial de disseminação para os demais países do mundo.

Em seu discurso, também sublinhou a necessidade de estreitar o relacionamento entre OPAS e OMS, para alinhar os objetivos, a metodologia operacional e estrutura, reforçando a transparência dos processos, o trabalho em rede e a criação de espaço para construção do conhecimento.

Carissa Etienne apresentou alguns pontos importantes que serão contemplados no planejamento das ações 2013-2018, com destaque para a agenda da saúde pós-2015 e finalizou sua intervenção citando a importância dos recursos humanos no desenvolvimento da cooperação técnica, com especial ênfase para a qualificação profissional, nesse processo.

No período da tarde, a Diretora da OPAS foi recebida no Ministério da Saúde pelo Ministro Alexandre Padilha e seu Secretariado para discutir os principais desafios da saúde no Brasil e a agenda internacional de saúde com foco na cooperação Sul-Sul, considerando o protagonismo do país no cenário internacional.

Fonte: site OPAS Brasil.