Diretor do Centro de Bioética de Lisboa visita o NETHIS

Notícia publicada em:

  • 9 de Setembro de 2011

Durante o IX Congresso Brasileiro de Bioética, o Diretor do Centro de Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Dr. António Barbosa, visitou o stand do NETHIS, oportunidade em que lhe foram apresentados dois projetos recém-inaugurados: o Portal Web do Núcleo e sua Biblioteca Virtual sobre Bioética e Diplomacia em Saúde, integrante da rede de bibliotecas temáticas da BIREME/OPAS.

A visita fora agendada para dar continuidade a entendimentos com o coordenador do NETHIS, Dr. José Paranaguá de Santana, a respeito do II Encontro Lusófono de Bioética, que se realizará de 18 a 22 de julho de 2012 em Lisboa, integradamente com o VII Encontro Luso-Brasileiro de Bioética, ambos a cargo do Centro de Bioética português. Tal encaminhamento dará continuidade ao que foi iniciado nas sessões anteriores daqueles eventos, sob auspícios da Sociedade Brasileira de Bioética, em setembro de 2010 na cidade de Salvador/Bahia, com o tema “A Bioética no Encontro de Povos e Tempos”.

Dr. António Barbosa externou o interesse em fortalecer a cooperação entre o Centro de Bioética que dirige em Lisboa com o NETHIS, com vistas ao desenvolvimento da área interdisciplinar bioética e diplomacia em saúde em meio à comunidade lusófona. Segundo Dr. Paranaguá, “este é um dos objetivos do NETHIS, enfatizando a relevância dessa convergência de esforços”, explica.

Desse modo, o NETHIS participará, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Bioética e o Conselho Federal de Medicina, do evento programado para junho de 2012 em Lisboa, sob o tema “Bioética e responsabilidade social: acessibilidade e cooperação em saúde”.

Mais informações sobre esse tema serão oportunamente divulgadas neste Portal.