Determinação Social em Saúde foi tema de Ciclo de Debates

Notícia publicada em:

  • 27 de Outubro de 2011

O marco conceitual e a análise de dados sobre os Determinantes Sociais da Saúde foram destaques da apresentação do Secretario de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, na edição de outubro do I Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública, promovido pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (NETHIS) na FIOCRUZ Brasília, no dia 27 de outubro.

Jarbas Barbosa explicou que a determinação social da saúde constitui um tema bastante amplo, cuja importância e reconhecimento tem se ampliado nas ultimas década e, por isso mereceu destaque para a realização de uma Conferência da Organização Mundial da Saúde, realizada no Rio de Janeiro nos dias 19 a 21 de outubro de 2011. E reconheceu a relevância da abordagem proposta nesse debate do NETHIS, pois “esse é um tema para tratar de injustiças na esfera da saúde”.

Para o coordenador do NETHIS e consultor da OPAS, José Paranaguá de Santana, esse assunto encontra-se na ordem do dia das relações internacionais, como demonstra o documento final aprovado na Conferência (“Rio Political Declaration on Social Determinants of Health”), ao enfatizar a necessidade de fortalecer a cooperação internacional e a governança global e lançar um chamado mundial em prol desses objetivos.

A sessão de debates do NETHIS contou com a participação do Gerente da Àrea de Sistemas de Saúde da OPAS/OMS no Brasil, Félix Rigoli, que ressaltou a propriedade dos conceitos e análises abordados pelo conferencista, de forma a refletir a posição do Brasil no contexto das relações multilaterais e da cooperação internacional, no marco dos postulados aprovados na Conferência do Rio.

Na abertura dos trabalhos dessa edição do I Ciclo de Debates, o diretor da Fiocruz Brasília e diretor-executivo da Escola de Governo em Saúde (EGS), Gerson Penna, expressou a satisfação em receber os participantes e convidados, exaltando a pertinência e oportunidade do tema em pauta.

Saiba mais sobre a Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais em Saúde, no Rio de Janeiro.