Coordenador do NETHIS é homenageado pela OPAS

Notícia publicada em:

  • 30 de Janeiro de 2013

José Paranaguá foi reconhecido pelo serviço prestado às Nações Unidas em função de sua aposentadoria

Na tarde da sexta-feira, 25 de janeiro, o coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (NETHIS), José Paranaguá, foi homenageado pela Organização Pan-Americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). Paranaguá recebeu do representante da OPAS no Brasil, Joaquín Molina, e do presidente da Associação de Pessoal da OPAS, Nycolay Mendes, um relógio e flores em agradecimento ao tempo de serviço dedicado à OPAS.


“Hoje é um dia de grandes emoções. A OPAS tem muitos momentos importantes e esse é um deles. Estamos aqui para homenagear nossos colegas que acumularam méritos. São pessoas que sentem orgulho de trabalhar numa instituição das Nações Unidas, cumprindo a missão de contribuir com o bem-estar de uma população”, disse Molina.

Paranaguá representou os homenageados com um breve discurso sobre a história da criação da OMS. “Após a Segunda Guerra Mundial, Geraldo de Paula Souza, sanitarista e brasileiro, propôs a criação da OMS com o apoio do ministro da Noruega. Por isso, nós devemos ter orgulho de pertencer a esta instituição. A organização não é algo abstrato, é algo constituído de carne e osso, um brasileiro”, finalizou. Geraldo Souza criou também a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

PERFIL – Paranaguá é médico pela Universidade de Brasília (1974), mestre em Medicina Tropical (1980) e doutor em Ciências da Saúde – Área de Bioética. É servidor público da FIOCRUZ. Foi cedido para a OPAS/OMS/Representação do Brasil no cargo de funcionário civil internacional, exerceu a função de gerente do Programa de Cooperação Internacional em Saúde (Termo de Cooperação N° 41). Coordenou a Unidade Técnica de Políticas de Recursos Humanos em Saúde da OPAS/OMS/Brasil (TC N° 08/57). 

RECONHECIMENTO – A homenagem faz parte do Programa de Reconhecimento que valoriza os funcionários de destaques do ano. Junto com Paranaguá, outros oito funcionários foram homenageados em diversas categorias. Além do reconhecimento por tempo de serviço, outros oito funcionários foram indicados por seus chefes pelo desempenho excepcional em 2012. Confira a lista abaixo.

Por 15 anos de serviços prestados à OPAS/OMS:
Ângela Cortes Fagundes;
Cátia Marques Ferreira;
Elânia Maria da Silva de Castro;
Patrício Coral;
Sandra Lúcia dos Santos.

Por 25 anos de serviços prestados à OPAS/OMS:
Raimundo Oliveira Paz

Por 30 anos de serviços prestados à OPAS/OMS:
Maria Lúcia Graça Salgueiro;

Por aposentadoria:
José Francisco Nogueira Paranaguá de Santana

Prêmio Mercedes Alonso (Associação de Pessoal – 2012):
Raimundo Oliveira Paz

Pelo desempenho excepcional em 2012:

Profissional Internacional:
Afonso Tenório

Serviços Gerais:
Ribamar Costa

Consultora Nacional
Regiane Rezende
Flávia Poppe

Secretária
Edylmar Banaszewski

Assistente Administrativo das Unidades Técnicas
Jaqueline França

Assistente Administrativo
Alcimir Pereira

Profissional Nacional Administrativo
Myrza Horst