Ciclo de Debates: Regulação Internacional de Alimentos Ultraprocessados

Notícia publicada em:

  • 5 de Setembro de 2018

Regulação Internacional de Alimentos Ultraprocessados é o tema da sessão de 20 de setembro do IX Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública, que ocorrerá a partir das 8h30, no Auditório Interno da Fiocruz Brasília. Os convidados deverão refletir sobre a regulação internacional e as ações e políticas públicas para a promoção da alimentação saudável nos contextos nacional e internacional, inclusive quanto à necessidade de repensar as estratégias concretas de regulação estatal da produção industrial.

As inscrições, gratuitas, estão disponíveis aqui. Os presentes receberão certificado de participação, emitido pela Escola Fiocruz de Governo.
A sessão será transmitida pelo canal do Nethis no YouTube, sem certificação.

O consultor jurídico do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) Igor Britto e a pesquisadora em nutrição humana Gisele Bortolini, da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/MS), são os palestrantes convidados. A vice-diretora da Fiocruz Brasília Denise Oliveira e Silva, coordenadora do Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura da Fiocruz Brasília (Palin/Fiocruz Brasília), fará a coordenação da mesa.

O coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz), José Paranaguá de Santana, explica que neste semestre o Núcleo coloca em debate a regulação de produtos que estão associados às doenças crônicas não-transmissíveis, objeto de trabalho do Observatório de Regulação Internacional de fatores de risco associados às DCNT. “Apresentamos a perspectiva do Estado como o principal e legítimo defensor da saúde da população. O único que, em cooperação com outros países, seria capaz de influenciar empresas que atuam no mercado global de produtos associados a doenças como câncer e diabetes”, afirma.

Confira a agenda:

18 de outubro, “Regulação Internacional de Agrotóxicos”.
Inscreva-se gratuitamente aqui;
22 de novembro, “Regulação Internacional de Álcool”.
Inscreva-se gratuitamente aqui.

Serviço:
IX Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública
Tema: Regulação Internacional de Alimentos Ultraprocessados
Palestrantes:
Gisele Bortolini – Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/MS)
Igor Britto – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec)
Coordenação de mesa: Denise Oliveira – Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura (Palin/Fiocruz Brasília)
Data: 20 de setembro
Hora: 8:30.
Local: auditório interno Fiocruz Brasília.
Inscrições gratuitas aqui.