Chamada de artigos para Revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos

Notícia publicada em:

  • 21 de Fevereiro de 2012

O Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (NETHIS), através da Comissão Editorial da Manguinhos, periódico da Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz, receberá artigos para volume cuja publicação está programada para o primeiro semestre de 2013. Este número trará o dossiê temático: Bioética e Diplomacia em Saúde.

Serão recebidos artigos inéditos sobre temas relativos à cooperação internacional em saúde, preferencialmente no contexto de acordos entre países ou comunidade de nações, focalizando sua história, problemas, resultados, desafios e perspectivas, com ênfase para as dimensões bioéticas que circundam esses processos. A edição desse número especial temático com contribuições analíticas prospectivas sobre a inserção da saúde nas relações internacionais deverá reunir contribuições para o entendimento dos diferentes aspectos que envolvem essa temática, assim como interpretações sobre os desafios e possibilidades que se apresentam para a política externa brasileira na área da saúde.

Período para apresentação dos textos: 15 de fevereiro a 31 de maio de 2012

NORMAS PARA COLABORAÇÃO

História, Ciências, Saúde – Manguinhos aceita colaborações em português, espanhol e inglês e francês. Os originais devem ser digitados em programas compatíveis com ambiente Windows. Devem ser acompanhados de uma folha de rosto em que constem título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), instituição(ões) a que pertence(m), por extenso, endereço(s) completo(s), inclusive e-mail. Os trabalhos enviados são submetidos ao Conselho Editorial, que fará a análise da pertinência das contribuições, segundo a sua adequação ao perfil da revista e à proposta do volume temático. A análise de relevância e de mérito é de competência do Conselho Assessor Científico e de pareceristas ad hoc.

Os textos devem ser inéditos, devem ser apresentados na forma de artigo e devem possuir um volume máximo de 9.000 (nove mil) palavras. O resumo deve será presentado na língua principal com, no mínimo, cem palavras e, no máximo, 130.

As menções a autores no correr do texto devem subordinar-se à forma (sobrenome do autor, data) ou (sobrenome do autor, data, página), como nos exemplos: (Rios,1962) ou (Rios, 1962, p.13). Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano deverão ser diferenciados, nas citações e nas referências bibliográficas, adicionando-se uma letra depois da data: (Sevcenko, 1964a), (Sevcenko, 1964b). No caso de referências bibliográficas com até três autores, os sobrenomes de todos eles aparecem: (Sevcenko, Ferreira, 1993), (Sevcenko, Rios, Ferreira, 1997). Quando a referência for alusiva a trabalho produzido por mais de três autores, o sobrenome do primeiro será seguido da expressão et al.(Ferreira et al., 1985). As referências bibliográficas deverão ser listadas ao final do artigo, em ordem alfabética, de acordo com o sobrenome do primeiro autor. Obras do mesmo autor devem constar em ordem decrescente da data de publicação, ou seja, do trabalho mais recente para o mais antigo. Não devem ser abreviados nomes de autores, títulos de periódicos, livros, editoras, cidades etc.

Os autores farão constar em arquivo à parte as seguintes informações: nome completo, vínculo institucional, titulação acadêmica, telefone, endereço postal, endereço eletrônico.

As submissões devem ser encaminhadas aos seguintes e-mails: cpaiva@coc.fiocruz.br ou chapaiva@gmail.com.