BVS Nethis participa do II Fórum Bibliotecas Virtuais em Saúde da Fiocruz

Notícia publicada em:

  • 11 de Dezembro de 2013

Encontro ocorreu entre 3 e 6 de dezembro, no Salão de Leitura de Biblioteca da Manguinhos, na Fiocruz

A Biblioteca Virtual em Saúde do Nethis seleciona artigos a partir de indicações de literatura de pesquisadores da área. É preciso identificar a intersecção entre os três campos: Bioética, Relações Internacionais e Saúde Pública, ou entre duas das três áreas de conhecimento. “Os especialistas que compõe a comissão de seleção são bastante atuantes e desempenham um papel fundamental para a ampliação e consistência do nosso acervo”, disse a bibliotecária do Nethis, Neilia Almeida.

forum_bvs2

A apresentação da BVS Nethis ocorreu durante o II Fórum Bibliotecas Virtuais em Saúde da Fiocruz e o IX Encontro da Rede de Bibliotecas da Fiocruz, no Salão de Leitura de Biblioteca de Manguinhos, na Fiocruz (RJ), entre 3 e 6 de dezembro, na mostra de “Experiências Fiocruz”. A mostra reuniu breves exposições sobre os trabalhos desenvolvidos pelas bibliotecas em 2013.

A coordenadora da BVS Fiocruz (ICICT/Fiocruz), Luciana Danielli, ressaltou a importância da curadoria das BVS, para manter a qualidade dos dados sem duplicidade, links incompletos ou erros de ortografia. Danielli informou que o ICICT fará uma varredura em todas as BVS da Rede Fiocruz para verificar os links quebrados que possa dificultar ou impedir o usuário a ter acesso à informação.

A coordenadora da Rede de Bibliotecas da Fiocruz (ICICT/Fiocruz), Fátima Martins, propôs um o desenvolvimento de um projeto de interseções entre as bibliotecas virtuais. “É preciso discutir e avaliar as colaborações sistematicamente com o objetivo de ampliar as parcerias”, disse.

No último dia de fórum foram discutidos aspectos do regimento interno das bibliotecas bem como o plano de ações e expectativas para 2014.

 

Por Neilia Barros.