BVS Bioética e Diplomacia organiza documentos em categorias

Notícia publicada em:

  • 24 de Julho de 2019

A tese “Cooperação Sul-Sul na área da saúde: dimensões bioéticas”, defendida na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB), é um exemplo do que está disponível na BVS Bioética e Diplomacia em Saúde, em sua Literatura Selecionada (LS) 1. O trabalho apresenta uma reflexão crítica sobre as dimensões bioéticas dos processos de cooperação técnica entre países.

“Nessa categoria (LS 1), reunimos o que chamo de ‘fina flor’ da BVS Nethis. Todos os documentos que apresentam a interseção da Bioética, Saúde Pública e Relações Internacionais estão ali”, explica José Paranaguá de Santana, coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília). Além da LS 1, mais três categorias (LS 2, LS 3, LS 4) e Referências Complementares estão disponíveis no acervo

Para incluir um documento em uma das categorias, um método de categorização foi desenvolvido: membros do Comitê Técnico (pesquisadores em Bioética, Saúde Pública e Relações Internacionais) indicam, após leitura de título e resumo, a categoria que o documento deverá ser inserido – de forma isolada e sem interferência dos demais. A entrada de um documento na base de dados depende que pelo menos dois de três avaliadores o tenham selecionado como apropriado na mesma Literatura Selecionada ou na Referência Complementar.

Todo esse processo é realizado por meio de um sistema, denominado CategorizaBVS. Caso ocorram divergências nas seleções realizadas pelos membros do Comitê Técnico, o sistema aponta os documentos que não foram selecionados para a mesma categoria. Os documentos divergentes são então encaminhados para especialistas nos campos científicos da Bioética, Relações Internacionais e Saúde Pública, que decidem em qual Literatura ou Referência Complementar os documentos divergentes se adequam. Após a definição, a bibliotecária do Nethis/Fiocruz Brasília insere os documentos na base de dados BVS Bioética e Diplomacia em Saúde.