Brasil e Argentina: inscrições abertas para curso sobre temas de saúde pública

A Fiocruz Brasília e a Universidad Nacional Arturo Jauretche (UNAJ), da Argentina, oferecem curso gratuito de atualização em temas atuais de saúde e as interfaces internacionais. São 20 vagas para alunos brasileiros. Podem se candidatar estudantes de pós-graduação, docentes e pesquisadores, além de gestores de sistemas de saúde que atuem em instituições nacionais e internacionais. As aulas têm início em 8 de agosto.

Período de inscrições
Os interessados têm até às 17h do dia 5 de agosto para realizarem a inscrição. Deverão ser entregues, em envelope lacrado, na secretaria da Escola Fiocruz de Governo (EFG/Fiocruz Brasília), formulário eletrônico assinado e os seguintes documentos:

– Cópia legível do CPF e identidade (frente e verso)
– Curriculum vitae atualizado; e
– Carta de intenção com, no máximo, 2 laudas, digitadas em Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, contendo as seguintes informações:

• Trajetória profissional e perspectivas futuras;
• Razões pelas quais deseja fazer a atualização; e
• Tempo disponível para dedicação ao curso;

Acesse aqui o formulário on-line de inscrição.

Conteúdo programático
A capacitação está organizada em dois módulos: Saúde em Regiões de Fronteira, oferecido pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília) e Problemas Atuais de Saúde Pública, oferecida pelo Instituto de Ciencias de la Salud (UNAJ). Confira aqui o programa completo do curso, com os dias de aula.

Os alunos brasileiros deverão acompanhar presencialmente as sessões do X Ciclo de Debates: Saúde em Regiões de Fronteira e, por videoconferência, aulas ministradas por docentes argentinos na UNAJ. Em contrapartida, os estudantes argentinos assistirão, via internet, os debates sobre saúde em regiões de fronteiras. A expectativa é mobilizar especialistas brasileiros e argentinos para compartilhar experiências.

Desde 2018, a EFG/Brasília, por meio do Nethis/Fiocruz Brasília, compartilha atividades com a UNAJ, uma delas foi a disciplina “Desenvolvimento, Desigualdades e Cooperação Internacional em Saúde”.

Serviço

Curso de Atualização Binacional
Quando: de 8 de agosto a 19 de dezembro.
Onde: Avenida L3 Norte, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A.
Inscrições: até às 17h de segunda-feira, 5 de agosto.
Quanto: gratuito.