Bioética da UnB discute Nanotecnologia

Notícia publicada em:

  • 10 de Junho de 2013

Como se dá a absorção desses novos componentes no organismo humano? Quais as repercussões biológicas e comportamentais relacionadas à utilização desta nova tecnologia nas gerações futuras? Questões como essas serão debatidas durante conferência

Na próxima quinta-feira, 13 de junho, será realizada a palestra Nanotecnologia: A grande ciência do pequeno, a partir das 9 horas, no Auditório 3 da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB). A palestra faz parte do V Ciclo de Conferências Internacionais em Bioética da UnB e será ministrada pelos professores do Instituto de Ciências Biológicas da UnB, Ricardo Bentes e João Paulo Longo. Não é necessário fazer inscrição.

De acordo com o coordenador do Ciclo de Conferência do Programa de Pós-Graduação Bioética da UnB, professor Volnei Garrafa, as éticas da precaução e da prudência, além do controle ético das pesquisas e suas aplicações práticas, entram na pauta da discussão do encontro. “Elas guardam interesse direto para a Bioética, um novo território do conhecimento que estuda a ética aplicada à vida humana no seu mais amplo sentido. Esse é um tema onipresente na ciência mundial hoje e daqui para o futuro”, explica.

Garrafa ressalta que os encontros incluem convidados de outros países e convidados brasileiros com reconhecimento e inserção internacional. “O professor Ricardo Bentes é atualmente um dos mais destacados pesquisadores da UnB, com grande reconhecimento internacional na área de pesquisas biomédicas básicas. E o professor João Paulo Longo é um jovem investigador que está seguindo os passos do seu mestre”, afirma.

Uma das linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Bioética da Universidade de Brasília é a “Bioética das Situações Emergentes”, com um projeto de pesquisa específico sobre “Bioética e Biotecnociência”.

ATUALIZAÇÃO E INTERCÂMBIO – O Ciclo Anual de Conferências Internacionais de Bioética foi iniciado em 2009, meses depois da criação do Programa de Pós-Graduação. Esta é a terceira conferência de 2013. Para Volnei, os objetivos principais do evento são atualização e intercâmbio.
“Atualização, no sentido de manter os alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Bioética da UnB, além de todas as demais pessoas interessadas, em contato permanente com personalidades e temas emergentes do mundo contemporâneo”, explica o professor. “E intercâmbio, no sentido de que é salutar para qualquer programa de pós-graduação que tenha uma linha sólida de pesquisas e reconhecimento internacional, ouvir vozes acadêmicas atualizadas de outros setores, de outros países”, completa.     

As conferências são gratuitas e abertas a todos os estudantes e professores da UnB, além da população do Distrito Federal que tenha interesse no assunto.

Ricardo Bentes de Azevedo
Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biomédicas (Modalidade Médica) pela Universidade Federal do Pará (1985), mestrado em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) pela Universidade de São Paulo (1990), doutorado em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutorado pelo National Institute of Health (NIH – EUA). Atualmente é bolsista de produtividade em pesquisa (1b) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Coordenador do INCT em Nanobiotecnologia e Professor Titular do Departamento de Genética e Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia e biologia celular, atuando principalmente nos seguintes temas: aplicações biológicas e biomédicas de materiais nanoestruturados, nanotoxicologia, e terapia fotodinâmica. (fonte: currículo lattes).

João Paulo Figueiró Longo
Possui mestrado em Patologia Molecular e Doutorado em Biologia Animal (2010) pela Universidade de Brasília (2008). Possui experiência em docência na área de Histologia, Biologia Celular, Embriologia, Patologia Geral, Laserterapia. Desenvolve projetos de pesquisa com base na utilização da Terapia Fotodinâmica para tratamento de tumores e infecções superficiais. (fonte: currículo lattes).

Por: Nathállia Gameiro.