AGNU 66/2 – Declaração Política da Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral sobre a Prevenção e Controle de DCNT (2011)

Essa Resolução, adotada em setembro de 2011, concebe a Declaração Política sobre a Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral da ONU sobre Prevenção e Controle de DCNT e endossa pontos importantes para a regulação de álcool. Primeiro, reafirma todas as Resoluções e Decisões adotadas pela AMS sobre a prevenção e controle de DCNT e sublinha a importância de os Estados-Membros continuarem a empreendeesforços para lidar com os fatores de risco associados às DCNT, chamando atenção para a implementação da Estratégia Global para a Redução do Uso Nocivo do Álcool. Segundo, reconhece a importância vital de reduzir o nível de exposição de indivíduos e populações a fatores de riscos comuns modificáveis de DCNT, entre eles o uso nocivo do álcool e seus determinantes. Assim, reforça a necessidade de fortalecer a capacidade dos indivíduos e populações de fazerem escolhas saudáveis e seguir padrões de vida que estimulem a boa saúde.  

Além disso, a Declaração Política evidencia a implementação da Estratégia Global ao passo que reconhece a necessidade de desenvolver planos domésticos apropriados em consulta com agentes nacionais relevantes para elaborar programas e políticas específicos, levando em consideração todas as opções identificadas na Estratégia Global. Nesse sentido, é fundamental aumentar a conscientização sobre os problemas causados pelo uso nocivo do álcool, em particular à população jovem.  

Acesse o documento completo aqui. 

Recomendações desta resolução: 

  1. Desenvolver planos domésticos apropriados em consulta com agentes nacionais relevantes para elaborar programas e políticas específicos, levando em consideração todas as opções identificadas na Estratégia Global 
  2. Reduzir o nível de exposição de indivíduos e populações a fatores de riscos comuns modificáveis de DCNT, entre eles o uso nocivo do álcool e seus determinantes