Equipe do Nethis se reúne com coordenadoras do Articulação Sul

Notícia publicada em:

  • 5 de Maio de 2015

articulacao sulPara traçar possibilidades de cooperação entre o Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz) e o Centro de Estudos e Articulação da Cooperação Sul-Sul (Articulação Sul), que coordena o Observatório Brasil e o Sul, a equipe do Nethis visitou a sede do Articulação Sul na tarde de quarta-feira, 29 de abril, em São Paulo.

Após a apresentação das atividades que cada instituição realiza, o coordenador do Núcleo, José Paranaguá de Santana, sugeriu uma aproximação do Observatório com a Biblioteca Virtual em Saúde Bioética e Diplomacia em Saúde (BVS Nethis). “O Observatório pode colaborar com indicações de artigos e documentos, principalmente nas temáticas complementares ao escopo bioética, saúde e relações internacionais”, sugeriu Paranaguá.

Outra possibilidade de interlocução foi discutida para o curso a distância, previsto para ser lançado no segundo semestre de 2016. O coordenador do IV módulo do curso, José Agenor Álvares, identificou que o Articulação Sul faz monitoramento e avaliação de programas e projetos de cooperação, que coincide com o tema do módulo Gestão de Políticas e Projetos de Cooperação Internacional em Saúde. “Podemos disponibilizar um material para vocês avaliarem e marcamos uma reunião em Brasília para tratarmos especificamente sobre o curso EAD”, disse a coordenadora executiva do Articulação Sul, Bianca Suyama.

“Estamos dispostas a novas parcerias e a Fiocruz é referência quando falamos em cooperação na área da saúde. Nós estabelecemos contato com pesquisadores do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz”, contou a coordenadora de Programas do Articulação Sul, Melissa Pomeroy. “Podemos começar a nossa interação a partir do site, com um texto de divulgação sobre o Nethis”, sugeriu.

ARTICULAÇÃO SUL – O Centro de Estudos e Articulação da Cooperação Sul-Sul (Articulação Sul) tem o objetivo de contribuir para a consolidação do campo da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento no Brasil, aperfeiçoando o diálogo entre a pesquisa aplicada, políticas públicas e práticas. O Articulação Sul promove as seguintes atividades: Produção de estudos e análises sobre Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e Cooperação Sul-Sul; Monitoramento e avaliação de programas e projetos de Cooperação; Estudos sobre políticas públicas e práticas emancipatórias Brasileiras; Facilitação de processos de reflexão e aprendizagem.

BRASIL E O SUL – O Observatório Brasil e o Sul (OBS) é uma iniciativa do Articulação Sul, com o apoio da OXFAM, que visa promover transparência e debate sobre a atuação brasileira no Sul Global, a partir de disseminação de pesquisas, análises, notícias e eventos e produção de evidências e análises para apoiar debates críticos e propositivos.