Universidade da Argentina fará seminário em parceria com o NETHIS em 2013

Notícia publicada em:

  • 11 de Dezembro de 2012

Com tema previsto sobre as experiências do Brasil e da Argentina no campo da integração regional em saúde, seminário deve ocorrer em maio do próximo ano

O doutorando em epidemiologia Diego Biscioni, da Universidade Nacional de La Plata, na Argentina, visitou o Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (NETHIS/FIOCRUZ/UnB/OPAS), em 26 de novembro, para discutir uma parceria entre as instituições. A ideia é realizar um seminário com o tema pré-definido que reflita sobre as experiências do Brasil e da Argentina no campo da integração regional em saúde. O objetivo é focar no debate sobre o histórico, o presente e os desafios futuros para a consolidação das políticas do Mercosul e da Unasul na área da saúde.

“Será um seminário sobre as configurações de blocos regionais que integram os dois países e suas  atuações na área da saúde ”, explica o pesquisador do NETHIS Thiago Cunha. O mês previsto para o seminário com a Universidade Nacional de La Plata é maio. A atividade, que será transmitida simultaneamente via web, é o primeiro passo para a interlocução entre as instituições. “Precisamos fortalecer o relacionamento entre países irmãos”, disse Biscioni. O pesquisador do NETHIS Thiago Cunha lembrou que a integração entre as regiões se concretiza a partir de pessoas. “Somos privilegiados em poder fazê-la”.

Biscioni acredita que se a parceria for concluída com sucesso, o NETHIS e a Universidade de La Plata podem avançar para os campos de pesquisa e de publicações. “Vou fazer uma busca intensa por pessoas que se aproximem das áreas temáticas do NETHIS”, explica.  Cunha avisa que a iniciativa do NETHIS é singular e que em muitos países as dimensões bioéticas da cooperação internacional em saúde não são objeto de reflexão.