Semana Global contra DCNT defende mudança política em prol das populações

Notícia publicada em:

  • 4 de Setembro de 2020
Entre os dias 7 e 13 de setembro, entidades e Ongs ao redor do mundo se reúnem para demandar dos governos a implementação de políticas regulatórias favoráveis ao controle das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT)

Todos têm um papel a desempenhar contra as DCNT. Como você vai agir? Imagem: actonncds.org 

Anualmente a Semana Global de Ação contra as DCNT reúne entidades e Ongs de diferentes países a favor da prevenção e do controle das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), responsáveis por 70% de todas as mortes no mundo. A epidemia de DCNT não só prejudica a saúde das pessoas e das comunidades, como também traz impactos socioeconômicos aos países, em especial daqueles em desenvolvimento.

Com a divulgação nas mídias sociais de uma série de vídeos que busca alertar sobre a importância da regulação de produtos associados ao risco de desenvolver DCNT, o Nethis/Fiocruz Brasília aderiu ao movimento global, organizado pela NCD Alliance. As políticas de controle recomendadas por organismos multilaterais para esses produtos é objeto central do Observatório de Regulação Internacional desenvolvido pelo Núcleo de Estudos.

De acordo com as Nações Unidas (ONU), a redução da epidemia de DCNT no mundo envolve o controle dos seus fatores de risco: o uso do tabaco, a alimentação não saudável, o sedentarismo e o uso nocivo do álcool. A ONU destaca a importância da implementação de políticas regulatórias como uma estratégia eficaz para a redução do consumo do tabaco, das bebidas alcoólicas e dos alimentos ultraprocessados, riscos em sódio, açúcar ou gorduras saturadas.

“Accountability” (ou prestação de contas) é o mote da Semana Global de Ação contra as DCNT deste ano. A proposta é cobrar dos governos nacionais os compromissos assumidos perante os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas em 2015. Entre os objetivos, a ONU destaca a promoção da saúde física e mental e do bem-estar, como forma de aumentar a expectativa de vida das pessoas.

Onde assistir?

O primeiro episódio da série estará disponível, a partir do dia 8 de setembro, no canal do Youtube da Fiocruz Brasília. Até o dia 11 de setembro, um novo episódio será publicado por dia no canal e divulgado por meio das mídias sociais da Fundação. A marca Agir contra as DCNT utilizada na promoção dos vídeos é uma idealização da actonncds.org.

No canal do Nethis/Fiocruz Brasília, estão disponíveis esses e outros vídeos a respeito da regulação de produtos associados ao risco para DCNT. Acesse!