Roberto Passos Nogueira ministra curso sobre Saúde na perspectiva Heideggeriana

Notícia publicada em:

  • 1 de Abril de 2014

Heidegger
Começa nesta terça-feira, 1º de abril, o curso “Repensando a Saúde a partir de Heidegger”, promovido pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz) e ministrado pelo pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Roberto Passos Nogueira. As aulas ocorrem até 3 de abril, sempre pela manhã, na Fiocruz Brasília.

foto de dentro heidegeer

A capacitação é direcionada aos pesquisadores do Núcleo, do Observatório Internacional de Capacidades Humanas, Desenvolvimento e Políticas Públicas do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade de Brasília (Nesp/UnB) e da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

O coordenador do Nethis, José Paranaguá, explica que o objetivo dessa iniciativa é promover uma aproximação a novas perspectivas sobre o significado da saúde. “Saúde é um termo polissêmico, cujo entendimento corrente tem se aproximado mais da visão tecnicista das ciências biomédicas, descuidando de outras compreensões por vezes contraditórias do ideal de saúde como bem estar ou felicidade. Ou, mais ainda, de enfoques heterodoxos onde nem sempre os conceitos remetem para o entendimento comum de felicidade ou bem estar”.

Conteúdo:

01/04

A saúde objetal;
Quem pensa a saúde?;
A abertura do Dasein: a “ex-istência”.

02/04

O fardo do Dasein;
O modo privativo da “ex-istência”;
O ser-em-distúrbio.

03/04

O estar mal: a evidência do ser-em-distúrbio;
O abismo (afundamento): a imperfeição da “ex-istência”;
O padecimento e os objetivos da ajuda.