ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS

Resoluções internacionais

Resolução AGNU A/RES/73/2 – Declaração política da terceira reunião de Alto-Nível da Assembleia Geral sobre a prevenção e controle de DCNT (2018)

Esse documento adota a declaração política aprovada pela terceira reunião de alto-nível da Assembleia Geral sobre prevenção e controle de DCNT, em 27 de setembro de 2019. O documento enfatiza a necessidade de fornecer informação aos indivíduos de modo que façam escolhas bem informadas em um ambiente adequado, fortalecendo a educação em saúde, implementando campanhas de mídia social e de massas que educam o público sobre os perigos do tabaco, uso nocivo do álcool e consumo excessivo de gorduras, em especial as gorduras saturadas e trans, sal e açúcar. Ademais, é fundamental a promoção do consumo de frutas e vegetais assim como dietas saudáveis e balanceadas – além da redução de estilos de vida sedentários.

Acesse o documento completo aqui.

Recomendações dessa Resolução:

1. Produzir e promover produtos alimentares consistentes com dietas saudáveis;
2. Reformular produtos a fim de fornecer opções nutritivas e saudáveis além de reduzir o uso excessivo de sal, açúcares e gorduras – em especial gorduras saturadas e trans;
3. Reduzir a exposição de crianças à propaganda de alimentos e bebidas com alta quantidade de gorduras – em particular gorduras saturadas e trans, açúcares, sal em conformidade com a legislação nacional;
4. Fornecer informação adequada de conteúdo dos nutrientes, levando em consideração as diretrizes internacionais de rotulagem nutricional.