ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS

Resoluções internacionais

Resolução AGNU A/RES/66/2 – Declaração Política da Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral sobre Prevenção e Controle de DCNT (2011)

Essa Resolução adota a Declaração Política da Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral sobre Prevenção e Controle de Doenças Crônicas Não Transmissíveis. O documento recomenda que os Estados implementem medidas específicas, sobretudo em relação aos nutrientes críticos dos alimentos ultraprocessados

Acesse o documento completo aqui.

Recomendações dessa Resolução:

1. Promover a implementação do Conjunto de Recomendações da OMS sobre Comercialização de Alimentos e Bebidas não Alcoólicas para Crianças, incluindo alimentos com alta quantidade de gorduras saturadas, trans saturadas, açúcares ou sal;
2. Implementar intervenções custo-efetivas para reduzir sal, açúcar, gorduras saturadas e eliminar gorduras trans produzidas industrialmente dos alimentos a partir do desestímulo da promoção de produção e comercialização de alimentos que contribuam para dietas não saudáveis;
3. Produzir e promover produtos alimentares consistentes com dietas saudáveis, incluindo a reformulação de produtos que sejam acessíveis e disponíveis e que sigam informações nutricionais e padrões de rotulagem, incluindo a informação sobre quantidade de açúcar, sal, gorduras e, quando apropriado, gorduras trans;
4. Reduzir o uso de sal na indústria alimentar a fim de reduzir o consumo de sódio.